Apresentando a Semana da Família 2023

Apresentação da Semana da Família 2023

É muito bom poder nos encontrar de novo para celebrar a Semana Nacional da Família. A cada ano, uma experiência diferente e com muita criatividade é vivenciada em nossas comunidades. Como estamos no Ano Vocacional, entendemos que a família é a fonte de todas as vocações. Neste tempo em que vivemos o Sínodo, todos somos chamados à comunhão, participação e missão. No seio familiar, Igreja doméstica, com suas alegrias e tristezas, com seus dons e suas fragilidades, Deus chama as diferentes vocações para servir a Igreja, na multiplicidade de carismas a serviço da missão.

Semana da Família 2023

Semana Nacional da Família 2023
13 a 19 de agosto 2023

Tema: Família, fonte de vocações
Lema: Corações ardentes, pés a caminho (Lc 24, 32-33)

Quanto mais nossas famílias compreenderem a importância de cultivar dentro dos lares os valores cristãos, mais veremos surgir vocações para servir toda a Igreja.

Desejo que todos os corações sejam fortalecidos e aquecidos pelo amor e pela paixão de nos sentirmos a caminho com o Cristo do nosso lado. Mas que nossos pés conduzam os passos das novas gerações, indicando o caminho da fé, da esperança e da caridade. Nossas crianças, adolescentes e jovens precisam de referenciais para descobrir o chamado e a família deve ser sempre o apoio que vai dar o suporte para os filhos realizarem a vontade de Deus.

Com os corações ardentes e os pés a caminho (Lc 24,32-33) nos unimos ao Sínodo e aos frutos do Ano Vocacional, fortalecendo nossas famílias nos vínculos de amor e de fecundidade vocacional. Nunca deixemos de semear, nunca deixemos de falar sobre a alegria de responder sim a Deus, nunca deixemos de ir ao encontro daqueles que precisam ser ajudados no discernimento, nunca esqueçamos de dobrar os joelhos insistindo para que Deus envie operários para sua Messe. Temos esse compromisso ainda maior na Semana Nacional da Família.

Plantemos amor e fé em nossas famílias e Deus irá fazer crescer e frutificar vocações para toda a Igreja.

Subsídio Hora da Família – Encontros:

Dia dos pais – A vocação de ser pai
1º Encontro – Vocação: graça e missão
2º Encontro – Chamados a ser povo de Deus
3º Encontro – Vocação dos discípulos missionários
4º Encontro – Vocação: resposta de amor
5º Encontro – Vocação: servir com alegria
6º Encontro – Jesus chama para permanecer com Ele
7º Encontro – Vocação é graça que une chamado e resposta

Dom Ricardo Hoepers
Bispo de Rio Grande – (RS) e Presidente da Comissão
Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB

 

Pastoral Familiar CNBB / Portal Kairós