A liturgia do mês de agosto de 2023

A oração contemplativa

Liturgia do mês de agosto de 2023

No atual ritmo de vida, com tantas tarefas e preocupações, corre-se o risco de perder a capacidade de contemplar. O papa Francisco dedicou uma das suas catequeses sobre a oração ao tema da “oração contemplativa” (5/5/2021), esclarecendo inicialmente que a “dimensão contemplativa do ser humano”, com suas variadas expressões, “é um pouco como o ‘sal’ da vida: dá sabor, dá gosto aos nossos dias”. Ele ressalta, na vida de Jesus,”os tempos, os espaços, os silêncios, a comunhão amorosa” na sua relação com o Pai celestial, definindo “o caminho da oração e da contemplação” como “ação do amor em diálogo silencioso com Jesus”, resumido na atitude:”Eu olho para Ele, Ele olha para mim”.

O papa alerta sobre o modo equivocado de compreender “a contemplação em oposição à ação”, como fizeram “alguns mestres de espiritualidade do passado”, que “exaltaram aquelas vocações que fogem do mundo e dos seus problemas, a fim de se dedicarem inteiramente à oração”. Ele ressalta que,”em Jesus Cristo, na sua pessoa e no Evangelho, não há oposição entre a contemplação e a ação”.

As palavras de Francisco ecoam em nosso coração e nas comunidades, neste mês vocacional 2023, recordando-nos o seguinte:”Há apenas um grande chamado no Evangelho, que é seguir Jesus no caminho do amor. Este é o ápice e o centro de tudo. Nesse sentido, caridade e contemplação são sinónimos”. Ele nos faz pensar nas vocações como diferentes modos de viver a vocação para seguir a Cristo.

Procuremos rezar sempre pelas vocações, em resposta à palavra de Jesus: “Pedi ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a colheita” (Lc 10,3). Procuremos também refletir sobre como temos vivido a própria vocação, unindo contemplação e ação. A contemplação acompanha e integra o serviço aos irmãos e a ação pastoral. A própria vida contemplativa é serviço à Igreja, consistindo em rezar com a Igreja e pela Igreja.

Na Igreja, a diversidade de vocações e ministérios deve ser compreendida e vivida no horizonte da comunhão e da missão. Todos são chamados a participar da Igreja, segundo a própria vocação, caminhando unidos, em vista da missão. Estamos nos aproximando da etapa final do Sínodo – que traz o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Busquemos participar e caminhar sempre mais unidos, assumindo juntos a missão, conforme a diversidade de dons e vocações.

Pela Jornada Mundial da Juventude: Rezemos para que a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa ajude os jovens a pôr-se a caminho, testemunhando o Evangelho com a própria vida.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Apresentando a liturgia de 2023

Dia / Comemorações da liturgia do mês de agosto de 2023

01 –  Santo Afonso Maria de Ligório
02 – Santo Eusébio de Vercelli; São Pedro Julião Eymard
04 – São João Maria Vianney / 1ª sexta-feira
05 – Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior

06 – Transfiguração do Senhor / Dia do Padre

07 – Santos Sisto 2º e comps./ São Caetano
08 – São Domingos
09 – Santa Teresa Benedita da Cruz
10 – São Lourenço diácono / dia do diácono
11 – Santa Clara
12 – Santa Joana Francisca de Chantal

13 – 19º domingo do Tempo Comum / Dia dos Pais

14 – São Maximiliano Maria Kolbe
16 – Santo Estêvão da Hungria
19 – São João Eudes

20 – Assunção de Nossa Senhora / Dia dos Religiosos

21 – São Pio 10º
22 – Nossa Senhora Rainha
23 – Santa Rosa de Lima
24 – São Bartolomeu
25 – São Luís de França; São José de Calazans

27 – 21º domingo do Tempo Comum/ Dia do Catequista

28 – Santo Agostinho
29 – Martírio de São João Batista
30 – Beato Eustáquio von Lieshout
31 – São Raimundo Nonato

 

D. Sérgio da Rocha – Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil / Portal Kairós