Apresentando a liturgia de 2023

Apresentação

O Ano Litúrgico é um calendário religioso organizado conforme os principais eventos da História da Salvação. Diferentemente do calendário civil, que se inicia em 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro, o Ano Litúrgico tem início com o Primeiro Domingo do Advento, que é celebrado quatro semanas antes do Natal, e termina no último sábado do Tempo Comum, véspera do Primeiro Domingo do Advento.

O rito romano, utilizado nas celebrações da Igreja católica, possui um conjunto de leituras bíblicas que se repetem a cada três anos, perpassando os domingos e as solenidades. A cada ano, a liturgia das celebrações segue uma sequência de leituras próprias, divididas em anos A, B e C. No ano”A”, a leitura principal do evangelho na celebração segue o Evangelho de São Mateus. No ano “B”, a leitura principal do evangelho segue o Evangelho de São Marcos. No ano “C”, a leitura principal do evangelho segue o Evangelho de São Lucas. Já o Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades. Durante os dias da semana as leituras litúrgicas são diferentes nos anos pares e ímpares. Assim, quem participa da missa e acompanha a liturgia da Palavra de cada dia lê quase toda a Bíblia em três anos.

As celebrações que acontecem ao longo do Ano Litúrgico nos ajudam a compreender e a viver em plenitude o mistério de Cristo, atualizado pelos sacramentos. O mistério que celebramos na liturgia é o dom da vida, que Deus quis manifestar e comunicar aos homens em seu Filho, morto e ressuscitado, com a efusão do Espírito Santo.

O Ano Litúrgico A, que iniciamos em dezembro de 2022, traz como destaque o evangelista Mateus, o rico coletor de impostos, que respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo. Em seu evangelho ele esconde humildemente este alegre particular, mas a informação foi divulgada por Lucas: “Levi preparou ao Mestre uma grande festa na própria casa; numerosa multidão de publicanos e outra gente sentavam-se à mesa com eles”. Depois, no silêncio e com discrição, livrou-se do dinheiro, fazendo o bem. É dele de fato que nos refere a admoestação do Mestre: “Quando deres esmola, não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará”.

O Portal Kairós (com sua ajuda) quer ser um apoio para os ministros ordenados e leigos na preparação das celebrações eucarísticas e da Palavra junto de suas comunidades, oferecendo-lhes reflexões elaboradas a partir dos textos bíblicos e sugestões litúrgicas para cada domingo do ano e também para as festas e solenidades previstas no calendário litúrgico. Nosso propósito é favorecer ainda mais a qualidade das reflexões e dinâmicas celebrativas em nossas comunidades, para que nossas eucaristias e celebrações da Palavra proporcionem às pessoas um verdadeiro e marcante encontro com Jesus, levando-as a viver já no presente o Reino de Deus.

A liturgia do mês de janeiro de 2023

A liturgia de cada dia de janeiro de 2023

 

Portal Kairós