A liturgia do mês de março de 2022

Ser como o Bom Samaritano

Liturgia do mês de março de 2022

Este mês de março inicia-se com a Quaresma 2022 e a Campanha da Fraternidade 2022, tempo especial de conversão por meio da oração, da penitência e da caridade, preparando nos para a Páscoa. A experiência da misericórdia de Deus na Quaresma nos motiva a sermos “misericordiosos como o Pai”, praticando a caridade e promovendo o perdão, a reconciliação e a paz.

Na encíclica Fratelli Tutti o papa Francisco ressalta a necessidade do amor ao próximo sem excluir ninguém, com especial atenção aos pobres e sofredores. Para reconhecer o outro como o próximo a ser amado, é preciso tornar-se próximo por meio de gestos concretos de fraternidade. Não bastam iniciativas pessoais e espontâneas, que são sempre muito importantes. Necessitamos traduzir o amor fraterno em ações comunitárias de caridade, solidariedade e partilha. Entre elas, temos, a cada ano, em todo o Brasil, a Campanha da Fraternidade, instrumento valioso de vivência da caridade na Quaresma, o qual nos motiva a construir a “fraternidade sem fronteiras”, tendo presente a realidade social em que vivemos.

Intenção da liturgia do mês de março de 2022: Rezemos para que nós, cristãos, diante dos novos desafios da bioética, promovamos sempre a defesa da vida com a oração e a ação social.

Para expressar o amor ao próximo, o papa Francisco recorre à figura do Bom Samaritano, repropondo a bela parábola contada por Jesus (Lc 10,25 37),”uma história que se repete” (n. 71) em nossos dias. “Essa parábola é um ícone iluminador, capaz de manifestar a opção fundamental que precisamos fazei para reconstruir nosso mundo ferido. Diante do tanta dor, à vista de tantas feridas, a única via de saída é ser como o bom samaritano” (n. 67). É preciso aproximar-se de quem sofre, com compaixão e generosidade, levantando quem está caído e dele cuidando, ao invés de ficar indiferente à sua dor. Cuidemos de quem sofre com “a mesma atitude solidária e solícita, a mesma atitude de proximidade do bom samaritano” (n. 79).

Para tanto, é muito importante valorizar as iniciativas comunitárias no âmbito do serviço da caridade, delas participando. “Ser como o bom samaritano” é um dom a ser suplicado a Deus e sustentado por seu amor, mas é também tarefa, pois requer o empenho sincero e generoso de cada um e de cada comunidade. A Quaresma 2022, com a Campanha da Fraternidade 2022 (este ano com o tema “educação”), seja ocasião especial para refazer a experiência do Bom Samaritano.

Dia / Comemorações da liturgia do mês de março de 2022

02 – Quarta-feira de Cinzas
04 – São Casimiro / 1ª sexta-feira

06 – 1º domingo da Quaresma

07 – Santas Perpétua e Felicidade
08 – São João de Deus / Dia internacional da mulher
09 – Santa Francisca Romana

13 – 2º domingo da Quaresma

17 – São Patrício
18 – São Cirilo de Jerusalém
19 – São José, esposo da Bem-aventurada / Virgem Maria e padroeiro da Igreja

20 – 3º domingo da Quaresma

23 – São Turíbio de Mogrovejo
24 – Santo Oscar Romero
25 – Anunciação do Senhor

27 – 4º domingo da Quaresma

 

D. Sérgio da Rocha – Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil / Portal Kairós