A liturgia do mês de setembro de 2022

Artesanato da Paz

Liturgia do mês de setembro de 2022

“Existe uma ‘arquitetura’ da paz, na qual intervêm as várias instituições da sociedade, cada uma dentro de sua competência, mas há também um ‘artesanato’ da paz, que envolve a todos.” Assim se expressa o papa Francisco na encíclica Fratelli Tutti, ressaltando o papel fundamental de cada um na construção da paz. Há conflitos que, para serem superados, necessitam de negociações de paz. Há processos de paz que exigem diálogo paciente e perseverante entre as partes. Entretanto,”os processos efetivos de uma paz duradoura são, antes de tudo, transformações artesanais realizadas pelos povos, onde cada pessoa pode ser um fermento eficaz, com o seu estilo de vida diário” (n. 231).

A valiosa encíclica social do papa Francisco se conclui com um apelo à paz e à fraternidade num mundo marcado por tanta violência e divisões que a todos, de algum modo, fazem sofrer, mas atingem especialmente os mais pobres e vulneráveis. Como artesão da paz, o papa se opõe energicamente às guerras:“Nunca mais guerra” (n. 258).

As religiões desempenham papel fundamental na construção da paz. O último capítulo da Fratelli Tutti adota o sugestivo título:”As religiões a serviço da fraternidade no mundo”, opondo-se ao “ódio, hostilidade, extremismo, violência e derramamento de sangue” (n. 283). A histórica viagem do papa Francisco ao Iraque (em março de 2021) serve de sinal de que é possível colaborar para a construção da paz por meio da fraternidade e do diálogo, e não por meio das armas.

O papa Francisco tem ensinado não somente quando fala ou escreve, mas também pelo seu modo de agir, por gestos concretos de grande significado. Diante das resistências a trilhar o caminho da paz, não podemos esmorecer nem ter medo. Não há lugar para o medo no coração de quem busca promover a reconciliação e a paz. Ao contrário, segundo a palavra de Jesus,”os que promovem a paz” são felizes,”bem-aventurados”,”chamados filhos de Deus” (Mt 5,9). A construção da paz social é tarefa permanente, que exige o empenho decidido dos governantes e o compromisso de todos. O testemunho de Francisco, peregrino incansável da paz, motiva-nos a percorrer o caminho da fraternidade e da paz, sem jamais desanimar.

O Mês da Bíblia 2022 nos oferece oportunidade especial de acolhida e vivência da Palavra de Deus, luz para os que buscam discernir os passos no exigente e belo caminho de construção da paz.

Intenção da liturgia do mês de setembro de 2022: Rezemos para que a pena de morte, que atenta contra a inviolabilidade e a dignidade da pessoa, seja abolida das leis de todos os países do mundo.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Dia / Comemorações da liturgia do mês de setembro de 2022

01 – Dia de oração pelo cuidado da criação
02 – 1ª sexta-feira
03 – São Gregório Magno

04 – 23º domingo do Tempo Comum

05 – Santa Teresa de Calcutá
07 – Dia da Pátria / Grito dos Excluídos
08 – Natividade de Nossa Senhora
09 – São Pedro Claver

11 – 24º domingo do Tempo Comum

12 – Santíssimo nome de Maria
13 – São João Crisóstomo
14 – Exaltação da Santa Cruz
15 – Nossa Senhora das Dores
16 – Santos Cornélio e Cipriano
17 – Santos Roberto Belarmino; Hildegarda de Bingen

18 – 25º domingo do Tempo Comum

19 – São Januário
20 – Santos André Kim Taegon, Paulo Chong Hasang e comps.
21 – São Mateus
23 – São Pio de Pietrelcina

25 – 26º domingo do Tempo Comum

Dia Nacional da Bíblia 2022 (Mês da Bíblia 2022)

26 – Santos Cosme e Damião
27 – São Vicente de Paulo
28 – Santos Venceslau; Lourenço Ruize comps.
29 – Santos Miguel, Gabriel e Rafael, arcanjos
30 – São Jerônimo

 

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

 

D. Sérgio da Rocha – Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil / Portal Kairós