A liturgia do mês de dezembro de 2022

Religiões a serviço da fraternidade

Liturgia do mês de dezembro de 2022

A liturgia de cada dia de dezembro de 2022

“As religiões a serviço da fraternidade no mundo” é o título do último capítulo da carta encíclica Fratelli Tutti, do papa Francisco – que tem inspirado nossa reflexão, durante este ano, a cada mês da nossa liturgia. Francisco tem nos ensinado não somente quando escreve ou fala, mas também por meio de gestos concretos de grande significado, como os encontros com lideranças de outras Igrejas cristãs e de outras religiões.

Na Fratelli Tutti (n. 285), o papa ressalta o “Documento sobre a fraternidade humana em prol da paz mundial e da convivência comum”, fruto do diálogo com o islã, assinado em conjunto com o líder muçulmano, em Abu Dhabi, durante a visita apostólica aos Emirados Árabes Unidos, em 2019. O “apelo à paz, à justiça e à fraternidade” continua a ecoar no mundo e nos interpela neste final de ano, estimulando-nos a refletir sobre o caminho que temos percorrido e os passos a serem dados. A resposta a esse apelo ocorre não somente por meio de iniciativas institucionais, mas também em ações cotidianas.

As religiões podem contribuir muito para a construção da paz no mundo. É preciso superar a violência praticada em nome da religião, pois “a violência não encontra fundamento algum nas convicções religiosas fundamentais, mas nas suas deformações” (n. 282). O caminho do diálogo e do respeito proposto a todos deve ser percorrido, de modo especial, pelos que creem, jamais promovendo o ódio, a hostilidade e o extremismo. Entretanto, a promoção da paz entre as religiões deve ser acompanhada do empenho comum pela fraternidade e pela paz no mundo. O campo da solidariedade e do serviço aos mais pobres e vulneráveis é espaço privilegiado para o diálogo e a colaboração entre as diversas denominações religiosas. “O culto sincero e humilde a Deus leva não à discriminação, ao ódio e à violência, mas ao respeito pela sacralidade da vida, ao respeito pela dignidade e pela liberdade dos outros e a um solícito compromisso em prol do bem-estar de todos” (n. 283).

Ao participar diariamente da liturgia eucarística, neste último mês do ano, procuremos refletir sobre nossas atitudes, dispondo-nos a percorrer, com maior empenho, o caminho da fraternidade, do diálogo e da paz, proposto pelo papa Francisco. Procuremos conhecer melhor a encíclica Fratelli Tutti, refletindo sobre ela, pessoalmente e em comunidade, e permanecendo sempre unidos ao sucessor de Pedro.

Intenção da liturgia do mês de dezembro de 2022: Rezemos para que as organizações de voluntariado e promoção humana encontrem pessoas desejosas de empenhar-se pelo bem comum e procurem caminhos sempre novos de colaboração em nível internacional.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Dia / Comemorações da liturgia do mês de dezembro de 2022

02 – 1ª sexta-feira
03 – São Francisco Xavier

04 – 2º domingo do Advento

06 – São Nicolau
07 – Santo Ambrósio

08 – Imaculada Conceição de Maria
09 – São João Diego
10 – Bem-aventurada Virgem Maria de Loreto

11 – 3º domingo do Advento

12 – Nossa Senhora de Guadalupe
13 – Santa Luzia
14 – São João da Cruz

18 – 4º domingo do Advento

21 – São Pedro Canísio
23 – São João Câncio

25 – Natal de Jesus

26 – Santo Estêvão
27 – São João Evangelista
28 – Santos Inocentes
29 – São Tomás Becket
30 – Sagrada Família
31 – São Silvestre 1ª

Assine nosso canal do YouTube e deixe seu comentário

 

D. Sérgio da Rocha – Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil / Portal Kairós