A primeira semana do Advento 2021

“Deus que nunca dorme, busca quem não durma.” Essa estrofe, cantada em um Hino de Vésperas no Advento, nos alerta para a prontidão, atitude própria de quem espera a chegada de alguém ou de um acontecimento importante. O Advento, itinerário que iniciamos hoje, significa “chegada”. Como as virgens prudentes que, despertas e com as lamparinas preparadas, esperam a chegada do amado (Mt 25, 1-13), somos movidos(as) por um compasso de preparação e espera d’Aquele que vem ao nosso encontro para nos salvar. Trata-se de uma espera ativa, que demanda disposição interna e externa, para mergulhar no mistério profundo de Deus, que, sendo infinito, faz-se criatura finita, no tempo e no espaço!

A beleza deste tempo forte da Igreja não está, somente, em nos inserir no mistério da Encarnação e Nascimento do Cristo, evento histórico que ocorreu há mais de dois mil anos. A riqueza do Advento revela-se na medida em que é capaz de nos despertar para a nova chegada de Jesus. São Bernardo de Claraval pregava que são três as vindas de Jesus. A primeira aconteceu na noite fria de Belém, em que Deus chegou até nós como um frágil recém-nascido envolto em panos e posto sobre uma manjedoura de bois. A segunda vinda de Cristo será a sua vinda Gloriosa. E entre essas duas vindas existe uma intermediária, que se dá a cada dia de nossas vidas. “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos”, prometeu-nos Jesus. Portanto, o Advento é a escola que nos ensina o lugar adequado para buscar e reconhecer o Senhor, que já está no meio de nós, todos os dias, até o fim dos tempos e para permitir que, desde já, venha a nós o Seu Reinado.

O exame de consciência, ao qual Santo Inácio de Loyola deu especial atenção, é um instrumento valioso para perceber a Presença do Senhor em nossa vida concreta. Ao fazer memória do dia que passou, vamos aprendendo a perceber como Jesus Ressuscitado se faz Presente em nossa vida. São muitos os sinais do seu Amor: a vida que Deus sustenta em nós a cada instante, o alimento que nos é dado, a coragem para vencer as dificuldades, a oportunidade de suprir alguma necessidade do nosso irmão… Mas, para vê-los, é preciso que estejamos despertos(as) como os pastores e tenhamos um coração disponível, como os de Maria e de José.

A experiência do Retiro de Advento ou mesmo na liturgia, abre-nos à possibilidade de conhecer um pouco sobre a escola dos afetos, que são os Exercícios Espirituais. Ao nos deixarmos afetar pelas imagens que brotam do Evangelho, vamos mergulhando nos mistérios da vida de Jesus, e, ao mesmo tempo, na nossa própria vida. Assim, o modo de sentir e de proceder do Senhor vai ficando impresso em nosso coração e em nossas ações. Jesus vai se dando a conhecer e, ao mesmo tempo, revelando quem somos e de que modo somos chamados(as) a servi-Lo na realidade de nossas vidas, por meio de nossos irmãos.

Retiro de Advento e Natal 2021 simplificado:

Na Área Especial

Retiro de Advento e Natal 2021 Especial:

 

Portal Kairós