A quaresma de São Miguel Arcanjo de 2025
Uma luta interior que deve refletir no exterior
A Quaresma de São Miguel é um período de intensa devoção e reflexão espiritual, observado por muitos cristãos como uma preparação para a festa dos Arcanjos, celebrada em 29 de setembro. Esse tempo, que se inicia em 15 de agosto e se estende por 40 dias, é dedicado à oração, ao jejum e à penitência, com o objetivo de fortalecer a fé e a conexão com o divino. Inspirada na tradição franciscana e na profunda reverência de São Francisco de Assis por São Miguel Arcanjo, esta quaresma representa uma batalha espiritual contra as forças do mal e uma busca pela purificação da alma.
Durante a Quaresma de São Miguel, os fiéis são chamados a enfrentar e a resistir às tentações, refletindo sobre suas vidas e buscando uma renovação interior. A oração diária é central nessa prática, funcionando como um meio de constante comunhão com Deus e de reforço da proteção divina contra as influências malignas. A dedicação a São Miguel Arcanjo, considerado o defensor da Igreja e dos fiéis, reforça a importância de manter-se vigilante e resiliente diante das adversidades espirituais.
Este período não só aprofunda a devoção individual, mas também fortalece a comunidade de fé, unindo os crentes em um propósito comum de crescimento espiritual e de aproximação do ideal cristão de santidade.
“Nesse tempo se levantará Miguel,
o grande príncipe que protege o povo a que
você pertence.
Será uma hora de grandes apertos, tais como
jamais houve,
desde que as nações começaram
a existir, até o tempo atual.
Então o seu povo será salvo,
todos os que estiverem inscritos no livro.
Muitos que dormem no pó despertarão:
uns para a vida eterna,
outros para a vergonha e infâmia eternas.
Os homens esclarecidos brilharão
como brilha o firmamento,
e os que ensinam a muitos a justiça brilharão
para sempre como estrelas.”
(Dn 12,1-3)
- Consagração da Família a São Miguel Arcanjo Portal Kairós 01:33
Devocionário a São Miguel Arcanjo
A Quaresma de São Miguel, portanto, é um tempo de reflexão, de luta espiritual e de transformação, convidando os fiéis a uma maior intimidade com Deus e a uma vida de virtude e devoção. Esta quaresma trará para as meditações partes do livro O Diálogo, de Santa Catarina de Sena, um clássico da fé cristã para o crescimento e a busca mais verdadeira de Deus. Essa obra é estruturada como uma série de diálogos entre Deus Pai e a alma. Nas conversas, o próprio Deus lhe revela ensinamentos sobre a fé, a salvação, a virtude e a vida espiritual. Por isso, fica o convite: reze a quaresma, mas não deixe passar a oportunidade de ler tão linda obra.
Quando começa e quando termina a Quaresma de São Miguel Arcanjo de 2025?
A Quaresma de São Miguel Arcanjo começa no dia 15 de agosto, solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria, e vai até o dia 29 de setembro, quando celebramos São Miguel juntamente com os outros dois Arcanjos, Gabriel e Rafael. De 15 de agosto a 29 de setembro são 46 dias, isso porque, nos dias de domingo, as orações da Quaresma não precisam ser rezadas, já que a prioridade deve ser
dada ao dia do Senhor. No entanto, a Quaresma de São Miguel Arcanjo pode ser rezada também em outros períodos do ano. Basta a quem for rezar ter cuidado para que a Quaresma não interfira na vivência de algum momento litúrgico forte da Igreja.
Como rezar a Quaresma de São Miguel Arcanjo de 2025?
Ela pode ser rezada individualmente ou em grupo, no melhor momento do dia. Sugere-se ter uma imagem de São Miguel Arcanjo e uma vela acesa. Porém, mais importante que ter esses objetos é colocar-se na presença de Deus, com o firme propósito de promover o bem e combater o mal, começando pelo esforço de ser uma pessoa melhor. Recomenda-se que a leitura das meditações seja feita de maneira pessoal. Trata-se de um texto meditativo, por isso requer tempo e tranquilidade.
O que pedir na Quaresma de São Miguel Arcanjo de 2025?
O Senhor disse: “Peçam, e lhes será dado” (Mt 7,7). Mas disse o apóstolo Paulo: “Nem sabemos o que convém pedir” (Rm 8,26). Sendo assim, podemos pedir o que desejarmos por intercessão de São Miguel Arcanjo nesses dias de oração; entretanto, como só Deus sabe tudo, o pedido mais importante é a fé para entendermos a vontade de Deus. O próprio Jesus nos ensinou, quando estava angustiado no jardim das Oliveiras. Ele pediu ao Pai que afastasse aquele cálice, mas depois disse: “Pai, que aconteça conforme a sua vontade” (cf. Lc 22,42). Assim, podemos pedir tudo, mas que nosso maior desejo seja fazer a vontade de Deus.
Material Especial
Está chegando a quaresma devocional a São Miguel, para muita gente, a “segunda quaresma” do ano: um tempo especial de oração e penitência, em busca de uma união mais forte com Deus e em preparação para a festa deste Arcanjo.
Além de rezar e mortificar-se, no entanto, que tal aplicar-se também com a mente à devoção específica desta temporada?
No livro “Leão XIII e a Oração a São Miguel”, você terá a oportunidade de conhecer a intrigante história da mais famosa oração ao Arcanjo São Miguel, uma oração atualíssima, nascida em um contexto histórico de crise muito semelhante ao nosso, e com o qual, certamente, temos muito a aprender.
Conheça os 40 dias de São Miguel 2025 com o Padre Mario Sartori
Leão XIII e a Oração de São Miguel em português:
Portal Kairós / Pe. João Paulo Bedor