Apresentando a Campanha da Fraternidade 2026
A cada ano, a Igreja no Brasil se une em torno de um tema concreto que provoca a conversão do coração e o compromisso com os irmãos e irmãs mais vulneráveis. A Campanha da Fraternidade, expressão viva da missão evangelizadora da Igreja, especialmente durante o tempo litúrgico da Quaresma, é um convite à escuta da Palavra de Deus, que ilumina a realidade e convoca à ação transformadora.
A Campanha da Fraternidade de 2026 traz como tema Fraternidade e Moradia e como lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). Inspirados pelo mistério da Encarnação, que revela a proximidade amorosa de Deus com a humanidade, voltamos nosso olhar para a realidade dramática da moradia no Brasil. A falta de um teto digno não é apenas uma carência material, mas expressão concreta da exclusão social que nega a dignidade de filhos e filhas de Deus. Como afirmou São João Paulo II, a crise da habitação representa “uma das questões sociais mais graves da atualidade” pois condensa deficiências econômicas, culturais e humanas profundas.
O Texto-Base quer ser um instrumento de reflexão, oraçã0 e mobilização. Utilizando o método Ver, Julgar (Iluminar) e Agir, assumido pela tradição pastoral da Igreja e consagrado pelo Magistério, propõe-se um caminho de fé e compromisso. No seu primeiro capítulo, olhamos a difícil realidade da moradia no país, suas causas e consequências. No segundo, deixamos que a Palavra de Deus, a Tradição da Igreja e o Magistério iluminem nossas consciências e ofereçam critérios cristãos de discernimento. Por fim, somos provocados a agir, com criatividade e fidelidade ao Evangelho, para promover a justiça habitacional e o direito à moradia digna para todos.
Moradia digna é um direito humano fundamental. Porém, ela só nos mobiliza verdadeiramente quando reconhecemos no outro um irmão, uma irmã. A pergunta por um teto nasce dá fraternidade. É este laço que a Campanha da Fraternidade quer fortalecer: o da solidariedade concreta, que nos torna próximos daqueles que vivem à margem, sem casa, sem terra, sem cidade.
Em tempos de tantos desafios sociais, a Igreja é chamada a ser pobre com os pobres, a fixar seu olhar no Senhor, mas com os pés na história. A conversão quaresmal não é apenas pessoal e interior, mas também comunitária e social, como ensina o Concílio Vaticano II. Por isso, esta Campanha é um chamado à conversão integral, que nos torne discípulos missionários comprometidos com a dignidade humana e o bem comum.
Que o Texto-Base suscite nos corações e nas comunidades um movimento de oração, escuta, discernimento e ação, para que, à luz da fé, possamos construir uma sociedade mais justa, na qual todos tenham onde morar, conviver e amadurecer.
Dom Jaime Spengler, OFM / Arcebispo de Porto Alegre-RS / Presidente da CNBB
Dom Paulo Jáckson Nóbrega de Sousa / Arcebispo de Olinda e Recife-PE / 2º Vice-Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva / Arcebispo de Goiânia-GO / 1º Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers / Bispo Auxiliar de Brasília-DF / Secretário-Geral da CNBB
Tema: Fraternidade e Moradia
Lema: Ele veio morar entre nós. (Jo 1,14)
CNBB / Portal Kairós





