Dicas e sugestões para o Advento 2020

Estamos iniciando o Advento 2020, tempo em que nos preparamos para a festa do Natal. Segundo o Papa Francisco, o Advento “tem três dimensões: passado, futuro e presente. Serve para purificar a esperança e se preparar para o encontro definitivo com o Senhor, que já veio, mas voltará. Ele vem todos os dias e em todos  os momentos no nosso coração”.

Sugestões para o Advento 2020

Você sabe realmente o que é Advento?

15 dicas e sugestões para o Advento 2020

01 – No Advento não se reza o canto de glória* (exceto quando previsto). (cf. IGMR 305).

02 – Evitar o excesso de enfeites e flores no ambiente litúrgico.

03 – Providenciar a Coroa do Advento (as cores das velas – Verde, Vermelha, Rósea e Branca – englobam o ano litúrgico, e as quatro simbolizam as grandes etapas da salvação).

04 – Antes ou após a acolhida do presidente, acendera primeira vela, enquanto se canta: “A luz virá, a luz virá e resplandecerá o novo dia”.

05 – Durante este tempo, realiza-se a Campanha para a Evangelização 2020.

06 – Começam as leituras do Ano B

07 – O Tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que comemoramos a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, se voltam os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Apresenta uma piedosa e alegre expectativa (cf.NUAL/CRG 39).

08 – Início: primeiro domingo do Avento (4 semanas antes do Natal). Término: 24 de dezembro, à tarde.

09 – Esse tempo é dividido em duas partes: do início até o dia 16 de dezembro, a Igreja se volta para a segunda vinda do Salvador, que vai acontecer no fim dos tempos. A partir do dia 17 até o final, a Igreja se volta para a primeira vinda do Salvador, que se encarnou no ventre de Maria e nasceu na pobre gruta de Belém (cf. NUAL/CRG 42).

10 – Duração do tempo: quatro semanas (1ª, 2ª, 3ª, 4ª semana do Advento).

11 – Espiritualidade: esperança

12 – Ensinamento: anúncio da vinda do Messias.

13 – O terceiro domingo é chamado domingo “Gaudete”, ou seja, domingo da alegria. Essa alegria é devida ao Natal que se aproxima. Nesse dia, pode-se usar cor-de-rosa. É uma cor mais suave (cf. IGMR 346/f, 305).

14 – Personagens bíblicos mais lembrados nesse tempo: Isaías, João Batista e Maria.

15 – O símbolo mais comum desse tempo é a coroa do Advento, com quatro velas a serem acesas, uma a cada domingo.

* Glória: toda a assembleia de pé. É um hino antiquíssimo (século II), pelo qual a Igreja, congregada no Espírito Santo, glorifica a Deus Pai e ao Cordeiro. É um louvor às três Pessoas da Santíssima Trindade, cantado ou recitado nas Missas dominicais, solenidades ou nas festas dos santos.
No Tempo do Advento e Quaresma, não se reza nem se canta o glória. Também não se diz nos dias de semana, porque perderia o sentido solene (cf. IGMR 53; Lc 2,14). Canto do glória: há uma proibição explícita de se substituir o texto do hino do glória, do Santo e do Cordeiro de Deus por outro texto qualquer (cf. IGMR 53).

 

Portal Kairós