A liturgia do mês de janeiro de 2023

Rezar na liturgia

A liturgia de cada dia de janeiro de 2023

As catequeses do papa Francisco sobre a oração inspiram nossas reflexões a cada mês deste ano. Ele ressalta a importância da oração na vida cristã, leva-nos a refletir sobre seus vários aspectos, motivando-nos a rezar como Jesus rezou e nos ensinou a rezar.

“A oração dos cristãos passa por mediações concretas: a Sagrada Escritura, os sacramentos, os ritos litúrgicos, a comunidade”, afirma o papa. Ao propor o tema “Rezar na liturgia” (3/2/2021), ele enfatiza a importância da participação na celebração eucarística. A missa não pode ser somente “ouvida” ou “assistida” como se fôssemos apenas espectadores. É necessário “celebrar”, participar ativamente da celebração. Iluminados pelas palavras do papa, podemos dizer que, ao participar das celebrações litúrgicas, necessitamos rezar não somente com os lábios, mas também com o coração e a vida.

Músicas para a Solenidade da Epifania do Senhor 2023 do Ano A

A liturgia é encontro com Cristo, que nela se faz “verdadeiramente presente e doa-se aos fiéis” mediante os sinais sacramentais, pela ação do Espírito Santo. Francisco nos ensina que,”cada vez que celebramos um batismo, ou consagramos o pão e o vinho na Eucaristia, ou ungimos o corpo de um enfermo com o óleo santo, Cristo está ali! É ele que age e está presente, como quando curava os membros fracos de um doente ou quando, na última ceia, entregou seu testamento para a salvação do mundo”.

O papa Francisco, ao mesmo tempo, põe em relevo a dimensão eclesial, comunitária, da participação na liturgia, afirmando:”Que este pensamento nos ajude a todos quando vamos à missa: vou rezar em comunidade, vou rezar com Cristo que está presente”. As palavras do papa nos fazem pensar na importância da oração na Igreja e com a Igreja. O encontro com Cristo na liturgia tem sempre forte dimensão eclesial. O encontro com Cristo na comunidade, a cada dia, especialmente aos domingos, alimenta nossa vida cristã, é ponto de partida e de chegada,”fonte e cume” da vida e da missão da Igreja, conforme nos ensina o Concílio Vaticano 2º, na Constituição sobre a Sagrada Liturgia Sacrosanctum Concilium (n. 10).

Neste novo ano de 2023, inspirados na catequese do papa Francisco sobre a oração, procuremos renovar o compromisso de rezar mais e melhor, especialmente por meio da participação ativa na celebração eucarística a cada dia, principalmente aos domingos.

Rezemos para que os educadores sejam testemunhas credíveis, ensinando a fraternidade em
vez da competição e ajudando, em particular, os jovens mais vulneráveis.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Dia / Comemorações da liturgia do mês de janeiro de 2023

01 – Santa Maria, Mãe de Deus / Dia mundial da paz

02 – Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno
03 – Santíssimo Nome de Jesus
06 – 1ª sexta-feira
07 – São Raimundo de Penyafort / Beata Lindalva J. de Oliveira

08 – Epifania do Senhor

09 – Batismo do Senhor
13 – Santo Hilário

15 – 2º domingo do Tempo Comum

17 – Santo Antão
20 – São Fabiano; São Sebastião
21 – Santa Inês

22 – 3º domingo do Tempo Comum

24 – São Francisco de Sales
25 – Conversão de São Paulo
26 – Santos Timóteo e Tito
27 – Santa Ângela Mérici
28 – Santo Tomás de Aquino

29 – 4º domingo do Tempo Comum

31 – São João Bosco

 

Assine nosso canal do YouTube e deixe seu comentário

 

D. Sérgio da Rocha – Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil / Portal Kairós