Apresentando a Quaresma de São Miguel Arcanjo 2021

De 15 de agosto a 29 de setembro de 2021.

“Rezar sempre e nunca desanimar.” (Lc 18,1)

Quaresma de São Miguel Arcanjo 2021

Aconteceu então um combate no céu: Miguel e seus Anjos combateram contra o Dragão. Também o Dragão combateu junto com seus Anjos, mas não venceu, e não houve mais lugar para eles no céu. Então, foi expulso o grande Dragão, que é a antiga Serpente, o chamado Diabo e Satanás. É ele que engana todos os habitantes da terra: foi expulso para a terra, e os seus Anjos foram expulsos junto com ele. Então, ouvi uma voz forte no céu que dizia: “Agora aconteceu a salvação, o poder e o reinado do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo. Porque foi expulso o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite diante do nosso Deus”. (Apocalipse 12,7-10)

A Quaresma de São Miguel Arcanjo 2021

Nos tempos difíceis que vivemos, parece que a força do mal está sendo vitoriosa: quanto sofrimento, quantas pessoas tendo a vida ceifada por essa nova doença. Um vírus invisível tem causado tanta angústia, tanta dor. Gente que amamos tem ido embora de repente…

Gostaríamos tanto que essas pessoas permanecessem um pouco mais conosco. Queríamos um pouco mais a alegria da presença, do sorriso, do abraço. Mas o vírus não tem deixado. Tem faltado ar, fôlego e vida para muita gente.

Mais do que nunca, precisamos de esperança no combate que é a nossa vida. Não podemos desanimar. É preciso continuar confiando em Deus, e fazendo a nossa parte. Em situações assim, a presença de São Miguel nos ajuda bastante. Esse Arcanjo nos faz sentir de maneira bem próxima a poderosa proteção de Deus.

São Miguel nos lembra de que o mal, que se manifesta de tantos modos, não tem a palavra final. A palavra final é sempre do Senhor Deus dos exércitos. E quem é forte como Deus? Quem é bom como Deus? Quem é poderoso como o Senhor? Quem é misericordioso como ele?
Ninguém!

A certeza de que Deus nos ama e cuida de nós nos acalenta nestes tempos difíceis. Confiemos em Deus, mesmo em tempos de tanto sofrimento. Mesmo entre lágrimas, sem entender tudo o que está acontecendo, saibamos dizer: “Senhor, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”.

Como auxílio a todos os que desejam reforçar a confiança na divina Providência nestes tempos, apresentamos a Quaresma de São Miguel Arcanjo 2021. Além das tradicionais orações a São Miguel, o devocionário apresenta um esquema de oração mais completo, com Salmos, antífonas, leitura da Palavra de Deus e meditações que nos ajudam no aprofundamento da fé.

Oração de São Sebastião

QUANDO COMEÇA E QUANDO TERMINA A QUARESMA DE SÃO MIGUEL ARCANJO?

A quaresma de São Miguel Arcanjo 2021 começa no dia 15 de agosto – solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria – e vai até o dia 29 de setembro, quando celebramos São Miguel juntamente com os outros Arcanjos Gabriel e Rafael. De 15 de agosto a 29 de  setembro, são 46 dias. Isso porque, nos dias de domingo, as orações da quaresma não precisam ser rezadas, já que a prioridade deve ser dada ao dia do Senhor. No entanto, a quaresma de São Miguel Arcanjo pode ser rezada também em outros períodos do ano. Basta que quem for rezar tenha cuidado para que a quaresma não interfira na vivência de algum momento litúrgico forte da Igreja.

COMO REZAR A QUARESMA DE SÃO MIGUEL ARCANJO 2021?

Ela pode ser rezada individualmente ou em grupo, no melhor momento do dia. Sugere-se ter uma imagem de São Miguel Arcanjo e uma vela acesa. Porém, mais importante que ter esses objetos é colocar-se na presença de Deus, com o firme propósito de promover o bem e combater o mal, começando pelo esforço de ser uma pessoa melhor.

O QUE PEDIR NA QUARESMA DE SÃO MIGUEL ARCANJO?

O Senhor disse: “Peçam e lhes será dado” (Mt 7,7). Mas disse o apóstolo Paulo: “Nem sabemos o que convém pedir” (Rm 8,26). Sendo assim, podemos pedir o que desejarmos por intercessão de São Miguel Arcanjo nesses dias de oração; entretanto, como só Deus sabe tudo, o pedido mais importante é a fé para entendermos a vontade de Deus. O próprio Jesus nos ensinou, quando estava angustiado no jardim das Oliveiras. Ele pediu ao Pai que afastasse aquele cálice, mas depois disse: “Pai, que aconteça conforme a sua vontade” (cf. Lc 22,42). Assim, podemos pedir tudo, mas que nosso maior desejo seja fazer a vontade de Deus.

Frei Gilson / Som do Monte

Na Área Especial

Quaresma de São Miguel Arcanjo 2021 completa:

 

Portal kairós