Como organizar a Semana Nacional da Família 2023

Semana Nacional da Família 2023
13 a 19 de agosto 2023

Tema: Família, fonte de vocações
Lema: Corações ardentes, pés a caminho (Lc 24, 32-33)

As coordenações regionais, diocesanas, paróquias e comunidades de todo o país já organizam os preparativos para celebrar este momento tão especial para a Igreja no Brasil.

Semana Nacional da Família 2023

A Semana Nacional da Família 2023 está dividida em sete encontros e uma celebração específica para o dia dos pais – cada um conta com dicas para preparar este momento, inclusive com a participação das crianças.
As sugestões, podem ser aprimoradas ou adaptadas conforme a sua realidade local.

Apresentando a Semana da Família 2023

Confira as sugestões:

Dia dos Pais – A vocação de ser pai

Preparação: ter a imagem de São José, fotos de figuras masculinas que representam a paternidade: pai e avôs. Além disso, preparar uma Bíblia e uma vela.

1º Encontro – Vocação: graça e missão

Preparação: Ter imagens de Santos para lembrar que, ao descobrir a vocação a pela graça recebida, abraçaram a missão. Além disso, ter a Bíblia aberta em Mc 3,13-19, uma vela (para lembrar a luz de Cristo) e sandálias ou um cajado (para lembrar a missão).

2º Encontro – Chamados a ser povo de Deus

Preparação: Uma mesa revestida de uma toalha branca, uma vela, uma imagem da Sagrada Família, foto de pessoas em uma missa e a Bíblia.
Para as crianças: Distribuir livros ou artigos infantis sobre o chamado de Deus à Abraão. Ler e explicar a história do povo de Deus.

3º Encontro – Vocação dos discípulos missionários

Preparação: Uma mesa revestida de uma toalha branca, uma vela, uma imagem de Santa Teresinha, foto de pessoas em missão em casa, na comunidade e fora do país.
Para as crianças: (A fé sem obras é morta) três copos com água e três comprimidos efervescentes. Explique que os comprimidos efervescentes são a nossa fé, os copos com água são as pessoas.

4º Encontro – Vocação: resposta de amor

Preparação: Uma mesa, toalha, vela, flores, a Bíblia em destaque e uma imagem da Sagrada Família (ou outro santo de devoção, como o padroeiro da comunidade, por exemplo).
Para as crianças: Cartolina e pincel atômico. A cartolina já pode conter previamente o traçado de um caminho que chegará a uma Bíblia aberta com uma cruz (desenvolvimento está no Hora da Família).

5º Encontro – Vocação: servir com alegria

Preparação: Em um ambiente organizado e acolhedor, a família que conduzirá o encontro recebe a todos com amor e alegria, como sinal de uma comunidade vocacionada que comunica o bálsamo da misericórdia e amor do Pai.
Para as crianças: Alguém fala com as crianças sobre a alegria de servir as pessoas, com “atos de amor” (gestos e ações) ao próximo. Pode-se destacar, entre outros: a visita de Maria à sua prima Isabel (grávida); a lavagem dos pés dos discípulos feita por Jesus. Após isso, as crianças podem falar sobre os seus “atos de amor” com os amiguinhos ou em família.

6º Encontro – Jesus chama para permanecer com Ele

Preparação: o ambiente deve ser preparado com carinho e simplicidade, poderá conter Bíblia, cruz ou imagem da Sagrada Família, vela e fotos de momentos especiais da família acolhedora, fotos dos Sacramentos, da paróquia à qual pertencem, demonstrando assim unidade da família com Jesus e a Igreja.

7º Encontro – Vocação é graça que une chamado e resposta

Preparação: Deve ser feita pela família: pais, filhos e quem mais morar na casa. Sugere-se chamar os vizinhos ou amigos da paróquia, grupo da Pastoral Familiar ou movimentos. Este encontro também pode ser realizado on-line ou somente pelos membros da casa, se não estiverem ainda inseridos em comunidades.

 

Pastoral Familiar CNBB / Portal Kairós