Apresentando o Círio de Nazaré 2022

Círio de Nazaré 2022 – Belém do Pará
9 de outubro de 2022
Tema: “Maria, Mãe e Mestra”

“Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás, contigo pelo caminho, Santa Maria vai.

Ó, vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem! Ó, vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem!
Se pelo mundo os homens sem conhecer-se, vão, não negues nunca a tua mão a quem te encontrar.

Ó, vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem! Ó, vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem!
Mesmo que digam os homens: tu nada podes mudar, luta por um mundo novo de e unidade e paz!

Ó, vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem! Ó, vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem!
Se parecer tua vida inútil caminhar, lembra que abres caminho, outros te
seguirão.

Ó, vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem! Ó, vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem!”

Muitas vezes entoamos este belíssimo cântico mariano, que nos faz olhar para a meta da caminhada, que é Jesus Cristo.

Queremos progredir como São Paulo: “Esquecendo o que fica para trás, lanço-me para o que está à frente. Lanço-me em direção à meta, para conquistar o prêmio que, do alto, Deus me chama a receber, no Cristo Jesus” (Fl 3,13-14). E neste caminho, nunca estamos sozinhos, pois na peregrinação da fé temos assegurada a presença de Nossa Senhora de Nazaré, que neste ano invocamos especialmente como Mãe e Mestra!

De fato, ao acompanhar as etapas da vida espiritual da Virgem Maria, nós a descobrimos como Mãe solícita e Mestra inigualável! Podemos simplesmente seguir os seus passos, e nossa vida se tornará uma aventura divina, pois nela existe a completa abertura ao plano de Deus!
Em Nazaré, Maria disse sim a Deus.

Caminhando para a casa de Isabel, disse sim ao amor ao próximo. Em Belém, nasce Jesus no clima de amor existente entre Nossa Senhora e São José. Uma vez, no Templo, recebe do velho Simeão o anúncio do mistério da dor e de que seu Filho viria a ser sinal de contradição. Para cuidar do que é de Deus a qualquer custo, foge para o Egito, levando o Menino Jesus. Retorna a Nazaré, onde guarda todas as coisas, meditando em seu coração, no dia a dia da vida em família. Quando Jesus tem doze anos, Maria aprende a perder tudo, quando deve ir à procura do Filho amado, e este lhe revela o interesse pelas coisas do Pai do Céu! De novo Nazaré, a Mãe se torna discípula, como vemos em Caná da Galileia.

Muitos anos mais tarde, está de pé, aos pés da Cruz, participando com sua desolação da entrega de seu Filho e recebendo-nos como filhos, na figura de João. Após a Ressurreição de Jesus, Maria está no Cenáculo, Mãe para a Igreja nascente, Mestra da oração, para acolher o dom do Espírito Santo. De lá para cá e até o fim dos tempos, Ela nos acompanha na peregrinação da fé, com seu exemplo e sua oração.

A todas as pessoas que participarem das peregrinações do Círio de Nazaré 2022, chegue a saudação da parte dos Bispos, Dom Antônio e padres, que desejamos estar unidos às orações e reflexões que serão feitas, certos dos grande frutos desejados para a vida pessoal e de cada família. Com a Bíblia nas mãos e no coração, com o terço rezado piedosamente, contemplando os mistérios de Cristo com o olhar e o Coração de Maria, cada casa abra suas portas para o Senhor, e nossas cidades se encham de alegria (Cf. At 8,8)

Livro de Peregrinação do Círio de Nazaré 2022:

Livro de Peregrinação para Crianças do Círio de Nazaré 2022:

Cartaz do Círio de Nazaré 2022:

Novena do Círio de Nazaré 2022:

 

Círio de Nazaré 2022 – Belém do Pará
Tema de 2022: “Maria, Mãe e Mestra”

 

Portal Kairós / Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará