Reflexão e sugestão para a Missa do 28º Domingo do Tempo Comum 2022 do Ano C

Para o Domingo: 09/10/2022

Missa do 28º Domingo do Tempo Comum 2022 – Ano C

2Rs 5,14-17; Sl 97; 2Tm 2,8-13; Lc 17,11-19

28º Domingo do Tempo Comum 2022

Parma – o afresco Jesus cura dez leprosos no estilo icônico bizantino no Batistério, provavelmente pela Grisopolo de 13. Cent.

O Senhor oferece a salvação a toda a humanidade. Sua oferta de amor-salvífico não tem limites ou fronteiras. É bem como iremos rezar no Salmo Responsorial: “O Senhor fez conhecer a salvação e às nações revelou sua justiça”. A justiça de Deus é sua misericórdia. Deus não faz acepção de pessoas, por isso não aceita as fronteiras construídas por nós mesmos: a discriminação ou o preconceito.

Eliseu, o profeta, vai curar Naamã, importante homem estrangeiro, general e líder de um povo inimigo. Deus age por intermédio das pessoas, como agiu por meio do profeta Eliseu. Sua cura é acolhida com júbilo por Naamã. O bonito é sua conversão e sua atitude tão nobre de levar para sua terra a fé no Senhor do céu e da terra. Certamente, somos todos instrumentos do Reino do Senhor.

O Evangelho é o centro de toda a Palavra, tanto na Bíblia quanto em nossas Celebrações. É fonte inesgotável de vida e de luz. Jesus está subindo para Jerusalém, passando por meio dos povoados, encontrando-se com as pessoas e realizando sinais. Para nos mostrar a misericórdia divina, perdoa aos pecadores, cura os doentes e os acolhe de coração, como fez com os dez leprosos que se aproximam dele e são curados. Eles, que são pessoas marginalizadas, abandonadas, confiam em Jesus, pois sabem que nele poderão ser reconhecidos como gente. E como falta esse reconhecimento em nossos dias! Uma vez que são acolhidos, Jesus os manda ao sacerdote, e, no caminho, são libertos, curados. Porém apenas um volta para agradecer. Jesus fica indignado, pois não reconhecem o bem que recebem de Deus: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão?” Aquele que volta não pertence ao povo de Israel, pois é um samaritano.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados.(Lc 17,14)

Naamã fica agradecido ao Senhor por sua cura, tanto quanto o samaritano do Evangelho. O que o Evangelho está nos ensinando? Que precisamos reconhecer a gratuidade do amor, que aqueles que não pertencem ao povo eleito, o povo de Israel – Naamã e o samaritano – têm um coração mais atento, enternecido, mais fiel. O samaritano nos ensina a acolher a ação divina do Senhor entre nós. Quando a razão se sobrepõe, tornamo-nos autossuficientes, e isso não é da vontade divina.

A humildade não é possibilidade, mas sim condição do cristão. Voltar para agradecer, como faz aquele leproso samaritano, é humildade e reconhecimento da gratuidade do amor do Senhor. Devemos nos esforçar para estarmos atentos aos sinais do amor gratuito de Deus para conosco.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 28º Domingo do Tempo Comum 2022

Agradecer faz bem. Quanto vale um agradecimento? Vivemos em uma sociedade marcada pelo jogo de interesses, em que “levar vantagem” é a lei maior. Perdem-se o sentido e a vida, que brota da gratuidade. Jesus viveu plenamente a gratuidade, ou seja, amou até o fim sem esperar nada em troca. Curou os doentes, perdoou aos pecadores, anunciou o Reino… e em tudo estava sempre pronto para amar. Temos de aprender de Jesus. Gratidão é gratuidade e reconhecimento daquele que nos prestou um favor. Apenas um leproso voltou para agradecer Jesus. Quantas vezes nós o agradecemos? Por isso:

— Na procissão inicial, poderá entrar um representante de cada pastoral da Paróquia ou da Comunidade.

— O evangelho poderá ser dialogado ou encenado (A equipe de liturgia o prepara).

— No ofertório da missa, entrar cartazes com o nome de todas as pastorais da Comunidade ou da Paróquia escrito. À frente de todos eles, deve entrar com a frase:“Muito obrigado, Senhor!”

— As crianças poderão ter seu destaque nesta celebração: distribuir a elas, de forma organizada, algum docinho, lembrando o dia da Criança 2022.

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

Folhetos do 28º Domingo do Tempo Comum 2022 – 09/10/2022 para imprimir:

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Novena de Nossa Senhora 2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós