Apresentando o Círio de Nazaré 2023

Círio de Nazaré 2023

231o Círio de Nossa Senhora de Nazaré
Maria, Sinal de Esperança para o Povo de Deus em Caminho
Data: 8 de outubro de 2023
Belém, Pará, Brasil

Agenda do Círio de Nazaré 2023:

Apresentando o Círio de Nazaré 2023

“Maria, Sinal de Esperança para o Povo de Deus em Caminho”

“Aprontai a vossa mente, sede sóbrios e colocai toda a vossa esperança na graça que vos será oferecida no dia da revelação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não moldeis a vossa vida de acordo com as paixões de antigamente, do tempo de vossa ignorância. Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós, em todo o vosso proceder. Pois está escrito: “Sereis santos porque eu sou santo” (1 Pd 1,13-16). “O que esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça” (2 Pd 3,13).

A Igreja nos forma e nos educa continuamente, através da Evangelização, da Catequese, da Liturgia e de nossas devoções, como este Centro de referência para todos os paraenses, a presença e a proteção de Nossa Senhora de Nazaré e o grande acontecimento que nos reúne, o Círio de Nazaré!

Todos os anos, temos a graça de reunir as famílias nas semanas que precedem o Círio, com a luz da Palavra de Deus, os ensinamentos da Igreja e a presença de Jesus entre aqueles que se amam como irmãos e irmãs!

Quem nos conduz pelas mãos é a Virgem Maria, que passa na nossa frente na peregrinação da fé. Ela é de fato um grande sinal, pois realiza tudo o que a Igreja quer e deve ser, como nos indica o Apocalipse: “Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas” (Cf. Ap 12,1-6). Todas as virtudes que desejamos viver no seguimento de Jesus Cristo e no caminho do Reino de Deus encontram nela a plena realização.

Livro de peregrinação do Círio de Nazaré 2023:

Manto do Círio de Nazaré 2023

Nesta peregrinação, com a luz do Capítulo VIII da Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II, chamada Lumen Gentium, referência formativa e iluminadora do Livro de Peregrinação do Círio de 2023. Teremos como referência também uma belíssima Ladainha de Nossa Senhora, baseada justamente neste texto do Concílio Vaticano II, na qual Maria recebe títulos que conduzirão nossa oração: Templo do Espírito Santo, Virgem de Nazaré, Virgem envolvida pelo Espírito Santo, Colaboradora do Redentor, Mãe que acolhe a Palavra, Mãe dos fiéis, Mãe de todos os homens, Peregrina no caminho da fé, Modelo de santidade, Imagem da Igreja, Mãe da Igreja, Sinal de consolação, Sinal de esperança segura, Sinal da glória futura.

Desejamos que a Palavra de Deus ilumine nossa peregrinação do Círio, que todas as famílias sejam protegidas debaixo do manto de Nossa Senhora de Nazaré, e que todos caminhem com decisão rumo à plena realização do Reino de Deus, que já acontece onde as pessoas acolhem os planos de Deus para a humanidade. E Deus nos quer felizes e santos, nesta Terra e na Eternidade!

Cada família receba a visita da Igreja, saiba que é Igreja Doméstica e receba, para que venham os melhores frutos de vida e santidade, a bênção dos Bispos Dom Antônio, Dom Paulo e Dom Alberto, em nome do + Pai e do Filho + e do Espírito + Santo. Amém!

 

 

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará

 

Círio de Nazaré / Portal Kairós