Liturgia Diária de Agosto 2020 para imprimir

Material de formação: Para estudar a Bíblia

Quando uma pessoa toma a decisão de fazer uma viagem por estradas ou caminhos desconhecidos são recomendados alguns cuidados. 0 primeiro deles é que utilize um mapa. Dessa forma, ela conseguirá se guiar com mais segurança e, por estar mais tranquila, terá condições de aproveitar melhor a viagem: curtir a paisagem, observar certos detalhes, parar para descansar, contemplar o horizonte…

Quando você se propõe ao estudo da Bíblia, algo parecido acontece. Estudar e se textos bíblicos é também viajar por lugares muitas vezes desconhecidos. Por isso, é preciso de um mapa. Ele vai nos guiar por este mundo que possui uma língua diferente da nossa; uma cultura milenar e riquíssima; e está situado numa época bem anterior aos dias de hoje. E o mapa vai garantir que não nos percamos nesse mundo bíblico.

Material de formação: Páginas Abertas

Material de formação: Semana Santa nas comunidades

Semana Santa nas comunidades – Coordenada e animada por leigos

Material de formação: Vida após a Pandemia – Papa Francisco

Card. Michael czerny SJ

Nos primeiros meses de 2020, o Papa Francisco refletiu com frequência sobre a pandemia do coronavírus, à medida que esta se apoderou da família humana. Foram aqui recolhidos oito textos significativos, falados e escritos pelo Pontífice entre 27 de março e 22 de abril. A quem e como falou ele? O que disse, e por quê?

Para além das suas ocasiões específicas, estes oito textos poderiam ser lidos em conjunto como uma única progressão do seu pensamento e como uma mensagem rica à humanidade. A coletânea tem dois objetivos.

O primeiro é o de sugerir uma direção, chaves de leitura e diretrizes para a reconstrução de um mundo melhor que possa nascer desta
crise da humanidade. O segundo objetivo é, em meio a tanto sofrimento e perplexidade, semear a esperança. O Papa fundamenta claramente esta esperança na fé, porque «com Deus, a vida não morre jamais».1

1 Mensagem Urbi et orbi Discurso durante o Momento Extraordinário de Oração. “Por que sois tão medrosos?”, Adro da Basílica de São Pedro, 27 de março de 2020.