Bispo chinês Dom Wang Chongyi falece aos 97 anos

Pequim (RV) – Em 20 de abril passado faleceu aos 97 anos o Arcebispo emérito de Guiyang (Província de Ghizhou) Dom Aniceto Wang Chongyi, um dos prelados mais idosos da China Continental.

Dom Chongyi nasceu em 26 de outubro de 1919 no povoado de Huangguoshu, Distrito de Zhenning, em uma tradicional família católica. Aos 13 anos ingressou no Seminário Menor de Guiyang, passando sucessivamente ao Seminário de “São Paulo” para então ingressar no Seminário Maior “São Pedro”.

Ordenado sacerdote em 24 de outubro de 1949, foi nomeado Pároco de Meitan e de Zunyi. Durante a Revolução Cultural foi preso e submetido a trabalhos forçados no povoado de Zhenning, por nove anos. Em 1979 retornou à Paróquia de Zunyi e em 1981 foi nomeando pároco na Igreja de Guiyang.

Em 4 de dezembro de 1988 foi ordenado Bispo de Gjiyang. Com zelo apostólico guiou o povo de Deus a ele confiado. Pastor generoso, preparava com cuidado os compromissos pastorais. Ele é lembrado pela sua gentileza e pela grande nobreza.

Em 8 de setembro de 2014 havia apresentado a renúncia ao ofício episcopal, acolhida pelo Papa Francisco em 4 de março de 2015. Havia deixado a condução da Arquidiocese ao seu Coadjutor, Dom Paolo Xiao Zejiang, por ele consagrado em 8 de setembro de 2007.

A Arquidiocese de Guiyang conta atualmente com 23 sacerdotes e mais de 40 religiosas. Os fiéis são cerca de 100.000, incluindo os pertencentes às minorias étnicas. Os funerais foram celebrado em 22 de abril, na Catedral de Guiyang. (JE)

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo