Como organizar-se para o Retiro de Advento 2021?

Retiro de Advento 2021

Retiro de Advento 2021

Ícone nos portões em arco do mosteiro de Ostrog, Montenegro

Como nos ensina Santo Inácio, é preciso muito ânimo e generosidade para começar e perseverar no Retiro de Advento 2021, por isso é importante que você dedique ao menos 30 minutos diários à oração pessoal, seguindo a metodologia que será explicada abaixo. Se você já tem sua rotina de oração inaciana, pode reservar até 1 hora.

Independentemente do tempo, é essencial escolher um horário propício para o “encontro íntimo com o Senhor”. O melhor momento é aquele em que você está mais descansado(a), menos disperso(a) e agitado(a) pelas preocupações do dia. Recomendamos que seja sempre à mesma hora. Se isso não for possível, pelo menos faça um plano semanal. Além disso, o Retiro requer muita fidelidade, a fim de colocar o Senhor acima de outros compromissos. Logo, vamos ao encontro do Senhor, em local e hora marcados!

Recomendamos também que você tenha uma espécie de diário espiritual (caderno de vida), no qual poderá anotar aquilo que, durante a oração, aconteceu de mais importante e significativo para o crescimento na fé e em sua prática na vida, além de desejos, apelos de conversão pessoal etc. Isso vai facilitar que você perceba os passos da caminhada e a partilha da oração. Vale a pena anotar os toques de Deus.

Acompanhamento espiritual

Além das orientações dadas, seria desejável um acompanhamento mais direto. Tanto quanto possível, que os grupos sejam acompanhados por um orientador experiente nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, auxiliado por outros acompanhantes que se disponham a prestar esse serviço pastoral. Há duas possibilidades:

01 – Recomenda-se que as pessoas que desejarem fazer o Retiro formem grupos por proximidade geográfica ou afetiva, sejam grupos já existentes ou a se constituírem. O objetivo é reunir-se semanalmente de preferência, para a partilha das experiências (cf . número 9).

02 – Dada a realidade pandémica, criou-se também oportunidade de acompanhamento virtual. Várias obras, movimentos e serviços em todo o Brasil reúnem grupos para partilhas e orientações para o uso do material.

Partilhar a experiência de oração enriquece a todos do grupo. Como dito na Revisão da Oração, a partilha é sobre as experiências durante as orações, por isso é também um momento orante, em que cada um abre seu coração a Deus e aos irmãos, que acolhem no silêncio de seus corações, rezando uns pelos outros.

 – Primeira semana (28 novembro a 4 dezembro)
 – Segunda semana (5 a 11 dezembro)
 – Terceira semana (12 a 18 dezembro)
 – Quarta semana (19 a 25 dezembro)

Baixe o Retiro de Advento e Natal 2021: 

 

Jesuítas / Portal Kairós