Um simples retiro para o Advento 2021

O Advento nos faz lançar raízes no mais profundo de nossa condição humana e despertar todas as energias criativas, todas as grandes motivações adormecidas, toda bondade aí presente, toda decisão de assumir-nos como cooperadores de um novo tempo.

Retiro para o Advento 2021

Na mística da Encarnação

Mais uma vez chegamos até vocês com esta proposta do retiro para o Advento 2021 e Natal neste tempo litúrgico tão bonito e tão profundo contemplando este Deus que vem morar definitivamente com o seu povo.

É possível baixar o Retiro abaixo.

Baixe o Retiro de Advento e Natal 2021: 

Aqui no Portal Kairós também oferecemos um material alternativo, a mesma proposta mas de modo mais simples. Muitas comunidades populares e mais distantes estão usando este material.

Baixe o Retiro de Advento e Natal 2021 Simplificado: 

Veja com calma a proposta – já conhecida de muitos – organize grupos, ofereça este material, ajude na divulgação.

Retiro para o Advento 2021Proposta do retiro

A cada ano em nossas comunidades cristãs o Tempo do Advento abre o ano litúrgico e nos prepara para as festividades do Natal do Senhor Jesus. O Tempo do Advento é caracterizado pela simplicidade de elementos externos que tornam a celebração litúrgica mais sóbria e, ao mesmo tempo, pela profundidade da espiritualidade que brota das orações e dos textos da sagrada escritura.

Neste caminho espiritual estamos propondo esta experiência diária de oração, no encontro íntimo com o Senhor da vida, a partir dos textos bíblicos de cada dia ao longo do Tempo do Advento.

 – Semana introdutória (22 a 27 novembro)

 – Primeira semana (28 novembro a 4 dezembro)
 – Segunda semana (5 a 11 dezembro)
 – Terceira semana (12 a 18 dezembro)
 – Quarta semana (19 a 25 dezembro)

 – Oitava de Natal (26 dezembro a 1º janeiro 2022)
 – Tempo do Natal (2 a 8 janeiro 2022)

Elementos básicos para fazer o Retiro do Advento e Natal:

– dedicar trinta (30) minutos à oração pessoal diária;
– rever esta oração durante alguns minutos;
– fazer, no final do dia, durante aproximadamente dez (10) minutos, a Oração de Atenção Amorosa, como uma retrospectiva do dia que passou.

 

Ignatiana / Portal Kairós