Confira dinâmica para sua turma de perseverança

Dinâmica: Jogo dos desafios / problemas x pessoas x ajuda de amigo

Em vários papéis preparados pela catequista, estarão escrito problemas, dificuldades ou desafios. A catequista escolhe uma pessoa e lê o papel, ele escolhe dentre todas da sala para quem ele quer desejar isso. Depois que desejar pergunta-se quem pode ajudar – discussão.

Conclusão:
porque não desejou o desafio/problema para você mesmo? Foi ruim jogar isso pra outra pessoa cara a cara ou não? Quem ajudou foi proativo/amigo de verdade/preocupado O ajudado deve ser grato.

01 – Durante os encontros anteriores viemos conversando sobre relacionamentos… Relacionamento com Deus, relacionamento com família, relacionamento com nós mesmo… e hoje vamos falar do relacionamento da amizade, relacionamento com nossos irmãos, com as pessoas que estão dentro da nossa vida, que são nosso próximo.

02 – Quantas vezes você já ouviu falar sobre o próximo na bíblia?
– Relembrar encontro relacionamento com Deus: O ATO DE FALAR COM DEUS MUDA SEU JEITO DE FALAR COM AS PESSOAS!
– Relembrar encontro com família: dar valor, dar amor, carinho… o que somos em casa refletimos lá fora!
– Relembrar encontro do amor próprio. “Antes de olhar pro outro, olhe para você!”. Você tem sido amigo? Você tem sido lega, divertido, companheiro, fiel?

03- Temos que colocar Deus em primeiro lugar na nossa vida! Deus quer nos preencher e nos aperfeiçoar a cada dia! Quem tem Deus tem tudo! Foi ele que nos criou, que nos matem, que nos ama, que nos cuida, que nos ensina. Não basta dizer que sim com a cabeça, os cristãos têm que assumir o estilo de vida de Jesus (como um time de futebol).

04 – Deus é tão perfeito que nos fez um diferente do outro, vou fazer algumas perguntas, quem tem determinadas características abaixo?
Exemplos: Ajudar os outros, comunicativo, fechado, otimista, bravo, tímido, animado, irritado/estressado, diálogo, fidelidade, perdoar, sinceridade, amizade, cantar, ser insistente, sorrir, brincar muito, paciente, compreensivo, ter medo, ser estudioso, companheiro, alegre, carismático, música, rir, honestidade, timidez, perfeccionismo, tranquilo, hiper ativo,inteligência, conselho, fortaleza…
– Viu como somos diferentes? Deus da a cada um seu dom. Porém não quer dizer que alguns são melhores que os outros, e sim que temos que ensinar o outro. A amizade é um dom? A amizade tem a ver com carisma?

O CARISMA É UM TALENTO, UMA HABILIDADE NATURAL. MAS NA PERSPECTIVA CRISTÃ, ASSUME OUTRA CONOTAÇÃO QUE VAI ALÉM DE UMA QUALIDADE PESSOA. O CARISMA É UMA GRAÇA, UM DOM DE DEUS. É UMA VONTADE QUE O ESPÍRITO SANTO NOS PASSA PARA QUE NOS COLOQUEMOS A SERVIÇO DO NOSSO PRÓXIMO. E VOCÊ NÃO PODE ACHAR QUE TEM ESSE DOM, SÃO AS PESSOAS QUE RECONHECEM QUE VOCÊ TEM.

A vida é como um eco, o que você transmite, volta!

05 – Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo”. Muitas vezes, vivemos em meio a multidões e nos sentimos sozinhos. Falta-nos a presença de um amigo que ouça nossas dores e cure, com o bálsamo das palavras de conforto, as feridas de nossa alma. Amigo verdadeiro sabe cuidar do outro sem deixar de cuidar de si mesmo. Somente quem descobriu, na vida, uma verdadeira amizade saberá valorizar este dom tão precioso e valioso quanto um diamante. Mais que ter amigo, é SER amigo.

A melhor definição do que seja amizade encontramos nas Sagradas Escrituras: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade da sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor achará esse amigo. Quem teme o Senhor terá também uma excelente amizade, pois o seu amigo lhe será semelhante” (Eclo 6,14ss). As verdadeiras amizades são tão preciosas que são comparadas pelo Autor Sagrado como um tesouro. Algo valioso que, uma vez encontrado, deve ser cuidado e valorizado.

06 –  Amigos nascem de muitas semelhanças, mas também de diferenças. Na escola da vida aprendemos a reconhecer um amigo pela presença silenciosa nos momentos de dor. Amigo verdadeiro sabe se alegrar com as nossas conquistas.

07 – O valor da amizade foi revelado pela Bíblia: “O amigo fiel não tem preço” (Sl 6,15), pois “ele ama em todo o tempo” (Pv 17,17. “O amigo fiel é uma forte proteção; quem o encontrou, deparou um tesouro” (Eclo 6,14). “O amigo fiel é um bálsamo de vida e de imortalidade, e os que temem o Senhor acharão um tal amigo” (Eclo 6,16).

08 – A função psicossocial da amizade é, assim, de rara repercussão. Ela é fator de progresso, pois o amigo autêntico aperfeiçoa e educa pela palavra e pelo exemplo; é penhor de segurança, uma vez que o amigo leal é remédio para todas as angústias, dado que a amizade é força espiritual. Entretanto, há condições para que floresça a amizade.

Pode-se dizer que são seus ingredientes: a sinceridade, a confiança, a disponibilidade, a tolerância, a compreensão e a fidelidade. *Como nos recorda São Paulo na Primeira Carta aos Coríntios, todos os carismas são importantes aos olhos de Deus e ninguém é insubstituível;
isto quer dizer que, na comunidade cristã, precisamos uns dos outros e cada dom recebido só se realiza plenamente quando é partilhado com os irmãos para o bem de todos.

“Deus é o grande despenseiro dos dons divinos! Ele os distribui como quer e bem entende! E cabe a cada um de nós receber estes dons e transforma-los para que produza frutos para a hora que o dono da vinha voltar receba o lucro destes dons, não importando quantos talentos tenham sido entregues para cada um de nós e muito menos quanto de juro estes talentos renderam.

Dia Internacional da Amizade: promover a paz e a fraternidade

Quando o Senhor colocou em meu coração que minhas atividades de catequese deveriam se chamar “Sementes da fé!”, também colocou em meu coração que deveria ter um lugar apropriado para guarda-las! Uma sacola especial onde eu pudesse ir guardando estas preciosas sementes e ao longo do caminho indo semeando não importando em qual solo elas cairiam; pois uma coisa é certa: Da mesma forma que Jesus não desistiu, eu também não poderia desistir de semear por mais pássaros, espinhos, pedras que tivessem nos terrenos à minha frente”. Nada é fácil! Temos que dar nosso melhor pros outros, a vida retribui! Respeito! O que é para você, não é pro outro!

– Tem sempre um para te derrubar, mas sempre tem um para te amparar;
– É necessário que todos os membros cumpram seus papéis com dignidade, de
acordo com o dom recebido, para que tudo seja realizado;
– Caso exista alguém fora do caminho, ou seja, desalinhado com os objetivos,sempre existe alguém para ajudá-lo;
– Para Deus somos todos iguais, não importa sua Posição;
– Tem sempre alguém dizendo o que fazer, assim precisamos ter Discernimento e Entendimento para vermos o que é certo ou errado;

Fechamento com abraço

 

Gabriely Fernanda Bataier – Catequese Católica / Portal Kairós