Consep se reúne para planejar a a 59ª Assembleia Geral e CF 2023

Assembleia Geral e CF 2023

59ª Assembleia Geral e CF 2023

A reunião do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep, ocorre na próxima quarta-feira, 25 de maio, a partir das 9h, em duas sessões (matutina e vespertina). Estarão reunidos por meio da plataforma Zoom os membros da Presidência da CNBB e os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais, além de assessores e outros convidados.

No encontro, os membros farão uma avaliação da primeira etapa da 59ª Assembleia Geral da CNBB, ocorrida de forma virtual, nos dias 25 a 29 de abril, e já aproveitarão o momento para planejar a próxima fase da Assembleia, que irá ocorrer de forma presencial nos dias 29 de agosto a 2 de setembro, em Aparecida (SP).

A Campanha da Fraternidade 2023 cuja temática é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16) também estará dentre os assuntos de destaque. Atualmente, há dois editais abertos para a CF 2023 – um para a escolha do hino e outro para a escolha da identidade visual.

Na ocasião, o Consep também fará a ratificação dos novos membros eleitos para a presidência da Comissão Nacional de Presbíteros, a CNP. A eleição aconteceu durante o 18º Encontro Nacional de Presbíteros, ocorrido em Aparecida (SP), nos dias 9 a 14 de maio.
Eventos celebrativos como os 70 anos da CNBB e os 15 anos da Conferência de Aparecida serão tratados também na reunião.

Grupo de Assessores

A reunião do Grupo de Assessores, o GA, antecede a reunião do Conselho Episcopal Pastoral. Os assessores irão se encontrar, de modo remoto, na terça-feira, 24 de abril.
Na pauta do encontro segundo o padre Marcus Barbosa, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, está o Estatuto da CNBB, que contará com uma apresentação de dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto (SP) e presidente da Comissão de Redação.
Para além disso, os assessores também discutirão sobre a CF 2023, a Jornada Mundial dos Idosos e a 59ª Assembleia Geral da CNBB.

 

CNBB / Portal Kairós