Dia dos pais 2020: O que a bíblia diz sobre eles?

Todo mundo ama o seu pai. Até os relacionamentos mais rompidos têm uma esperança profunda e inabalável de reconciliação.
Quando vemos os melhores relacionamentos paternais, não podemos deixar de nos emocionar.

Domingo, 9 de agosto
Dia dos pais 2020

Dia dos pais 2020

Há tantas “coisas” da vida que provêm de ter um pai:

Sabedoria
Alegria
Conforto
Proteção
Amor…

Quando os filmes querem nos fazer chorar, eles nos ajudam a experimentar um momento íntimo entre pai e filho ou filha. Quando os filmes querem nos motivar, eles nos mostram um pai que entra em ação para proteger sua família (pense em todos os filmes dos anos 80 com Arnold Schwarzenegger). O Dia dos Pais é uma bela oportunidade para celebrar o profundo desejo de Deus de respeitar, impressionar e seguir homens honrados em nossas vidas.

Estes são os homens que nos moldaram, investiram em nós, foram pacientes conosco e nos deram o amor e a estabilidade de que precisamos para nos tornarmos adultos maduros e competentes.

O que a Bíblia diz sobre os pais?

Você pode estar fazendo perguntas significativas e profundas, como:

O que a Bíblia diz sobre os pais?
O que a Bíblia diz sobre a responsabilidade de um pai?
Como posso ser um bom pai na Bíblia?
Qual é o papel do pai?

Pensar no que significa ser pai com base na Bíblia e ponderar como isso afeta você ou seus pais ao seu redor pode levar a idéias e mudanças surpreendentes na vida. Que melhor época para pensar profundamente do que no dia dos pais.

Ao se preparar para este dia, reflita e use o que a Bíblia diz sobre pais para enriquecer sua apreciação de seu pai e dos homens mais velhos em sua vida que o ajudaram a se tornar a pessoa que você é.

Aqui estão 8 coisas que podemos aprender com os pais na Bíblia – e 8 maneiras de louvar a Deus por seu presente de pai.

Dia dos pais 2020: na bíblia

01 – Pais lideram famílias

Eles têm um instinto de lançar uma visão e executar essa visão para sua família. Na Bíblia, Deus muitas vezes encarrega os homens de serem responsáveis ​​por liderar suas famílias em devoção a si mesmo. Eles têm um espírito diligente e uma força inabalável que Deus os uniu.

A tarefa de liderar uma família (dia dos pais ou não dos pais) exige bravura, determinação e devoção a Deus. Eles estão equipados de maneira exclusiva para manifestar todas essas qualidades.

Gênesis 18,19‍

“Porque eu o escolhi, para que ele instrua seus filhos e sua família depois dele a seguirem o caminho do Senhor, fazendo o que é certo e justo, para que o Senhor traga a Abraão o que lhe prometeu.”

Deuteronômio 6,1-9‍

“Estes são os mandamentos, decretos e leis que o Senhor seu Deus me instruiu a ensiná-lo a observar na terra que você está atravessando o Jordão, a fim de que você, seus filhos e os filhos deles depois deles possam temer ao Senhor seu Deus como enquanto você vive cumprindo todos os seus decretos e mandamentos que eu lhe der, e para que você possa desfrutar de uma vida longa. Ouça Israel, e tenha cuidado para obedecer, para que tudo corra bem com você e para que você cresça muito em uma terra que flui com leite e mel, assim como o Senhor, Deus de seus antepassados, lhe prometeu. Ouve, Israel, O Senhor nosso Deus, o Senhor é um. Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças. Esses mandamentos que hoje vos dou devem estar em seus corações. Impressione-os em seus filhos. Fale sobre eles quando estiver sentado em casa e quando caminhar pela estrada, quando se deitar e se levantar. Amarre-os como símbolos em suas mãos e prenda-os em suas testas. Escreva-os nos batentes das suas casas e nos seus portões.

Josué 1,9‍

Não te ordenei? Seja forte e corajoso. Não tenha medo; não desanime, pois o Senhor seu Deus estará com você onde quer que você vá.”

Josué 24,15‍

“Mas se servir a Deus lhe parece indesejável, escolha hoje a quem você servirá, se os deuses que seus ancestrais serviram além do Eufrates ou os deuses dos amorreus, em cuja terra você está vivendo. Mas quanto a mim e minha casa, serviremos ao Senhor.”

Provérbios 14,26‍

“Quem teme ao Senhor tem uma fortaleza segura e, para os filhos, será um refúgio.”

02 – Pais protegem

Eles não apenas lideram – eles guardam. Eles são acusados ​​de proteger os inocentes. No dia dos pais e todos os outros dias eles ouvem!
Eles devem suspeitar do namorado de sua filha. Eles são levados a construir um lar para suas famílias.

Deuteronômio 1,29-31‍

“Então eu lhe disse,“ Não se assuste; não tenha medo deles. O Senhor teu Deus, que está diante de ti, pelejará por ti, como fez por ti no Egito, diante dos teus olhos e no deserto. Lá você viu como o Senhor seu Deus o carregou, como um pai carrega seu filho, todo o caminho até que você chegou a este lugar. ”

Provérbios 14,26

“No temor do Senhor, temos forte confiança,

e seus filhos terão um refúgio. ”

Efésios 6,11-18‍

“Coloque toda a armadura de Deus, para que você possa se posicionar contra os planos do diabo. Pois nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo sombrio e contra as forças espirituais do mal nos reinos celestiais. Portanto, vista toda a armadura de Deus, para que, quando chegar o dia do mal, você possa permanecer firme e, depois de ter feito tudo, permanecer firme. Fique firme, então, com o cinto da verdade preso à cintura, com o peitoral da justiça no lugar e com os pés equipados com a prontidão que vem do evangelho da paz. Além de tudo isso, pegue o escudo da fé, com o qual você pode extinguir todas as flechas flamejantes do maligno. Pegue o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. E ore no Espírito em todas as ocasiões, com todos os tipos de orações e pedidos. Com isso em mente, esteja alerta e sempre ore por todo o povo do Senhor. ”

Baixe Cartões de Dia dos Pais 2020 – 10 modelos (imagens):

03 – Pais são exemplos

Eles são exemplos para seus filhos. Não é coincidência que exista uma alta correlação entre a falta de pai e o sucesso dos filhos. Eles são feitos para pegar seus filhos pela mão e treiná-los para se tornarem adultos fortes. A idade adulta geralmente é mais contagiosa do que ensinada – isso nunca é mais verdadeiro do que quando os filhos assistem aos pais. Ele deixa um bom exemplo e é um patrimônio insubstituível para os filhos.

1 Reis 15,11

“E Asa fez o que era certo aos olhos do Senhor, como Davi, seu pai.”

Provérbios 3,32

“Porque o Senhor detesta um homem perverso

mas toma o vertical em sua confiança”.

Provérbios 23,22

“Escute seu pai, que lhe deu vida,

e não despreze sua mãe quando ela estiver velha.”

04 – Pais são guias

Eles são destinados a dar sabedoria aos seus filhos. Isso não significa que todo pai tem que ser um gênio. Mas eles têm um instinto de querer o melhor para seus filhos.

Testados pelo tempo, os pais mostram aos filhos como tomar decisões sábias e servem como um reservatório de sabedoria para quando as circunstâncias se tornam complexas demais para os filhos.

Pais são feitos para nos guiar. Deus o projetou dessa maneira, e devemos nos apoiar nesse recurso.

1 Crônicas 29,17‍

“Eu sei, meu Deus, que você prova o coração e está satisfeito com a integridade. Todas essas coisas que dei de bom grado e com intenção honesta. E agora eu vi com alegria o quanto o seu povo que está aqui deu a você.”

Provérbios 3,11-12‍

“Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor e não se ressente de sua repreensão, porque o Senhor disciplina aqueles que ama, como pai, filho em quem se deleita.”

Provérbios 4,1-4

Ouça, meus filhos, as instruções de um pai; preste atenção e obtenha entendimento. Dou-lhe uma boa aprendizagem, por isso não abandone o meu ensino. Pois eu também era filho de meu pai, ainda terno e querido por minha mãe. Então ele me ensinou e me disse, “Segure minhas palavras com todo o seu coração; mantenha meus comandos e você viverá.”

Provérbios 10, 9‍

“Quem anda em integridade anda com segurança, mas quem seguir caminhos tortuosos será descoberto.”

Provérbios 17, 27‍

“Quem tem conhecimento usa palavras com restrição, e quem tem entendimento é calmo.”

Provérbios 22, 6‍

“Comece as crianças no caminho que devem seguir, e mesmo quando estiverem velhas, elas não desistirão.”

Efésios 6,4‍

“Pais, não exasperem seus filhos; em vez disso, crie-os no treinamento e instrução do Senhor.”

Colossenses 3,21

“Pais, não amargem seus filhos, ou eles ficarão desencorajados.”

2 Timóteo 3,15-17

“Mas, quanto a você, continue com o que aprendeu e se convenceu, porque conhece aqueles com quem o aprendeu, 15 e como desde a infância conheceu as Escrituras Sagradas, que podem torná-lo sábio para a salvação através fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, repreender, corrigir e treinar na justiça, para que o servo de Deus [a] possa estar completamente equipado para toda boa obra”.

05 – Pais que dão estabilidade

Grandes pais são a espinha dorsal da unidade familiar. Eles fornecem uma base estável, um aperto de mão firme e um abraço consumidor quando precisamos.

Nos versículos da Bíblia sobre pais, vemos que eles fornecem a firmeza de que precisamos olhar de nossos lares e do mundo ao embarcarmos em nossa própria construção.

Malaquias 4,6

“Ele converterá o coração dos pais para seus filhos, e o coração dos filhos para seus pais; caso contrário, eu irei e ferirei a terra com uma maldição.”

Efésios 5, 25-37

“Maridos, amem suas esposas, assim como Cristo amou a igreja e se entregou para que ela a santificasse, lavando-a com água pela palavra e apresentando-a a si mesma como uma igreja radiante, sem manchas ou rugas. ou qualquer outro defeito, mas santo e irrepreensível. Da mesma maneira, os maridos devem amar suas esposas como seus próprios corpos. Quem ama sua esposa, ama a si mesmo. Afinal, ninguém jamais odiou seu próprio corpo, mas eles alimentam e cuidam dele, assim como Cristo faz a igreja – pois somos membros de seu corpo. “Por esse motivo, um homem deixa o pai e a mãe e se une à esposa, e os dois se tornarão uma só carne.” Este é um mistério profundo – mas estou falando sobre Cristo e a igreja. No entanto, cada um de vocês também deve amar a esposa como ele se ama, e a esposa deve respeitar o marido.”

1 Coríntios 16, 13-14‍

“Esteja em guarda; permaneça firme na fé; seja corajoso; seja forte. Aja como homens.”

1 Timóteo 3, 2-5‍

“Agora o superintendente deve estar acima de qualquer censura, fiel à esposa, temperado, auto-controlado, respeitável, hospitaleiro, capaz de ensinar, não dado à embriaguez, nem violento, mas gentil, não briguento, nem amante de dinheiro. Ele deve administrar bem sua própria família e ver que seus filhos o obedecem, e deve fazê-lo de uma maneira digna de total respeito. (Se alguém não sabe como administrar sua própria família, como ele pode cuidar da igreja de Deus?)”

06 – Pais, o seu amor

Nada pode substituir o amor de um pai.
As filhas precisam do amor do pai.
Os filhos precisam do amor do pai.

É o que permite que filhas e filhos encontrem marido ou mulher para amar. A maneira como um pai ama um filho se tornará um modelo para esse filho, pois ele procura encontrar outro relacionamento.

Deus quis que esse relacionamento refletisse como ele se relaciona conosco como nosso Pai Celestial. Vemos isso exemplificado pelos pais na Bíblia.

Salmo 103,13

“Assim como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor se compadece daqueles que o temem.”

Hebreus 12,7

“Suportar as dificuldades como disciplina; Deus está tratando você como filhos. Pois que filho não é disciplinado por seu pai?”

07 – Pais que se orgulham de seus filhos

Pais investem em seus filhos. Quando você falha, seu pai está lá para buscá-lo. Quando você obtém sucesso, seu pai está lá para animá-lo. Não existe um sentimento parecido com o de um pai que vê seu filho se tornar uma mulher ou homem de integridade, amor, serviço e ética no trabalho.

Salmos 127,3-5‍

“Os filhos são uma herança do Senhor, os filhos são uma recompensa dele. Como flechas nas mãos de um guerreiro, são crianças nascidas na juventude. Bem-aventurado o homem cuja aljava está cheia deles. Eles não serão envergonhados quando disputarem com seus oponentes na quadra.”

Salmos 128,3-4‍

“Sua esposa será como uma videira frutífera dentro de sua casa; seus filhos serão como brotos de azeitona em volta da sua mesa. Sim, essa será a bênção para o homem que teme ao Senhor.”

Provérbios 3,11-12

“Meu filho, quando o Senhor Deus fala com você, nunca leve as palavras dele de ânimo leve, e nunca fique chateado quando ele o corrigir. Pois a disciplina do Pai vem apenas de seu amor e prazer apaixonado por você. Mesmo quando parece que a correção dele é dura, ainda é melhor do que qualquer pai na terra dá ao filho. – Provérbios 3, 11-12 (Tradução da Paixão)”

Provérbios 20,7

“Os justos levam uma vida sem culpa; abençoados são seus filhos depois deles.”

Provérbios 23,24

“O pai de um filho justo tem grande alegria; um homem que gera um filho sábio se alegra nele.”

3 João 1,4

“É a maior alegria da minha vida ouvir que meus filhos estão sempre vivendo suas vidas nos caminhos da verdade.”

08 – Pais refletem o amor único de Deus

“Eles têm como objetivo nos mostrar como é receber amor de Deus. Somos feitos à semelhança de Deus (Gênesis 1, 26-28), assim como carregamos a semelhança de nossos pais.”

“Quando vemos o compromisso inabalável de um pai com um filho rebelde, seu orgulho crescente quando eles fazem o melhor possível e sua disposição em sacrificar tudo para estar em um relacionamento, vemos o caráter de Deus.”

1 Tessalonicenses 2,11-12

“Porque você sabe que lidamos com cada um de vocês como pai lida com seus próprios filhos, encorajando, confortando e instando você a viver uma vida digna de Deus, que o chama para o seu reino e glória.”

Mateus 7,9-11

“Ou qual de vocês, se o filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se ele pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Se você, então, que é mau, sabe dar bons presentes a seus filhos, quanto mais seu Pai, que está no céu, dará boas coisas a quem pedir!”

Reze a oração ao sagrado coração de Jesus

Lucas 15,20-24‍

“Então ele se levantou e foi até o pai. “Mas enquanto ele ainda estava longe, seu pai o viu e ficou cheio de compaixão por ele; ele correu para o filho, abraçou-o e beijou-o. “O filho lhe disse, Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado seu filho. ‘”Mas o pai disse aos servos,’ Rápido! Traga o melhor robe e coloque nele. Coloque um anel no dedo e sandálias nos pés. Traga o bezerro engordado e mate-o. Vamos fazer um banquete e comemorar. Pois este meu filho estava morto e está vivo novamente; ele estava perdido e foi encontrado. Então eles começaram a comemorar. ”

 

Portal Kairós