Reflexão e sugestão para a Missa do 22° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

22° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

Jr 20,7-9; SI 62; Rm 12,1-2; Mt 16,21-27

22° Domingo do Tempo Comum 2020 - Ano A

Tome sua cruz e me siga

Cada um de nós traz dentro de si uma dose de egoísmo. Não é fácil assumir o ponto de vista do outro, compreender a situação do outro, em uma palavra, doar-se pelo outro. Corremos o risco de nos fechar em nós mesmos ou nos abrir ao outro só por conveniência, porque isso pode me trazer um certo benefício. Quanta ação boa traz em suas raízes atitudes egoístas e interesseiras…

Cada um de nós traz dentro de si uma dose de amor. É por isso que tantas vezes somos surpreendidos por momentos de verdadeiro perdão, de verdadeira doação pela causa da justiça e da paz. E aí passamos a perceber que nem tudo está perdido, que há esperança no mundo e que tudo pode ser transformado a partir do amor. Pedro é a figura paradigmática do discípulo de todos os tempos. Tem dentro de si a abertura para reconhecer Cristo como Filho do Deus vivo. Por outro lado, não é capaz de compreender as consequências de tal profissão de fé. É difícil para ele- e para nós – entender a dinâmica do Dom que está presente no agir do Filho de Deus. Ainda mais difícil é entender que nós também somos chamados a entrar nessa mesma dinâmica do Dom, fazendo de nossa vida um sacrifício vivo, como nos diz Paulo.

A postura de Jesus é firme: “Vai para longe, satanás!” Com essa repreensão, Cristo revela a Pedro que todo discípulo deve estar atendo a presença da pedra de tropeço da acomodação e do egoísmo interesseiro. Jesus propõe a cruz a todo discípulo que livremente quer ser um sinal do dom de Deus ao mundo. E a cruz, enquanto sinal do amor total, é a medida referencial de nossa resposta.

Não vos conformeis com o mundo

O seguimento de Jesus passa pela transformação profunda de mentalidade. Vocação não é um verniz que embeleza a vida cristã, mas é sua própria essência. Quando lemos a realidade a partir da vocação que Deus colocou em nosso coração, pouco a pouco nos damos conta de que precisamos ter posturas firmes e proféticas para fazer a diferença e, assim, promover a vida. É nadar contra a corrente, é sentir o peso das chacotas, como sentiu Jeremias. Mas, quando vemos as sementes do amor brotarem e florescerem, vamos nos dando conta de que o fogo ardente do Espírito aquece nosso coração e nos impele a fazer do Reino de Deus uma presença cada vez mais viva.

A vocação do Catequista, que hoje celebramos, é prova de que o Espírito Santo é força viva no coração pulsante da Igreja. Rezemos por todos os homens e todas as mulheres que se deixam conduzir por esse chamado do Senhor a plantar a semente do evangelho no coração das crianças, dos adolescentes e jovens e de todos os que querem livremente abraçar a vida cristã.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 22° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

– Após a procissão de entrada: imediatamente após a procissão de entrada, receber os catequistas da comunidade, chamando-os pelo nome, os quais responderão: Eis-me aqui! Quando estiverem todos, cantar um cântico vocacional, enquanto o Presidente da Celebração os saúda.
– Entrada da Palavra: catequizandos podem entrar com a Bíblia e proclamar as leituras. Pode-se dinamizar esse momento com velas que ladeiam a Palavra, ou com danças e coreografias que manifestem a alegria dos catequizandos em acolher a palavra de Deus.
– Oferendas: os pais e mães podem entrar com seus filhos catequizandos, trazendo pão e vinho, galhetas, patena, cálice e âmbulas. Enfatizar o agradecimento dos pais pelos catequistas enquanto colaboradores na educação da fé de seus filhos.
– Antes da bênção final: um pai, uma mãe e alguns catequizandos podem ler uma mensagem de agradecimento aos catequistas (cada um pode ler um parágrafo). Em seguida, juntamente com o Presidente da celebração e todo o povo de Deus, podem empunhar as mãos sobre os catequistas e rezar por eles. Ao fim desse momento, entregar lembrancinhas aos catequistas.

Sugestões de repertório para a Missa do 22° Domingo do Tempo Comum 2020 –  Ano A (O Domingo)

Abertura: Deus, nosso Pai
Aclamação: Aleluia, Jesus Cristo
Oferendas: As mesmas mãos
Comunhão: É bom estarmos

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – catequético – Cantos para a Celebração – 22° Domingo do Tempo Comum 2020

 

Áudios para a Missa do 22° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A CNBB:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós