Fátima: 1806 pedidos de credenciamento para visita do Papa

Os serviços do Santuário de Fátima já receberam 1806 pedidos de credenciamento para a visita do Papa Francisco. Metade destes, são de sacerdotes que pretendem concelebrar na Missa do dia 13 de maio, presidida pelo Papa Francisco.

De acordo com os dados oficiais, deram entrada 795 pedidos de credenciamento para concelebrantes, dos quais 640 são portugueses e 155 estrangeiros.

Os credenciamentos para profissionais de Comunicação Social totalizaram 750: 642 são de Portugal e 108 do estrangeiro.

Para a Comunicação Social e para os concelebrantes, o credenciamento pode ser feita até 30 de abril.

Quanto aos peregrinos com necessidades especiais, cuja pré-inscrição terminou a 15 de abril, foram recebidos 257 pedidos de Portugal e quatro de fora do país.

O Papa Francisco preside a 12 e 13 de maio à primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições.

História

Nossa Senhora de Fátima (ou formalmente Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das invocações Marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal.

De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, a primeira aparição da Virgem Maria terá ocorrido no dia 13 de maio de 1917 e o fenômeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excetuando-se o mês de Agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.

A aparição mariana identificou-se como sendo “a Senhora do Rosário”, tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e o que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Segundo os relatos, a mensagem que a Virgem Maria apresentou em Fátima foi, na verdade, um insistente pedido de oração, nomeadamente a oração do Santo Rosário.

O seu principal local de devoção é o próprio Santuário de Fátima, situado na cidade homónima, no concelho de Ourém, em Portugal.

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo