Igreja venezuelana condena vandalismos na Basílica Santa Teresa

A Arquidiocese de Caracas, por meio de um comunicado, condenou com veemência os atos de vandalismo e violência verificados na Basílica de Santa Teresa durante a Semana Santa, algo “nunca registrado antes em um templo católico na Venezuela”.

A nota qualifica como “insólita e repugnante” a ação violenta de um grupo politicamente identificado com o Governo nacional.

A Igreja venezuelana na nota reiterou ser totalmente falso que o Cardeal Jorge Urosa Savino tenha incitado à violência ou tenha atacado o governo na Missa em honra ao ‘Nazareno de San Pablo’, em 12 de abril passado, na Basílica Santa Teresa.

Tais atos – diz o comunicado – “profanaram a celebração sagrada em honra a Nosso Senhor Jesus Cristo Nazareno e posteriormente foram rechaçados pelos cerca de dois mil fiéis vindos de toda Caracas e de outras partes do país que se encontravam na Basílica”.

A Igreja em Caracas cobrou do Governo Nacional sua “obrigação de proteger a liberdade religiosa, assim como a integridade física de todos os cidadãos, promover a convivência cívica e garantir o direito de culto religioso dos católicos venezuelanos”.

Os fatos

O grupo que invadiu a celebração estava desde as primeiras horas da manhã do lado de fora da Basílica. Aproveitando o ingresso do Cardeal Urosa entraram com a procissão, colocando-se então atrás do Altar maior. Eles estavam acompanhados por alguns líderes do “oficialismo” em Caracas e agiram seguindo um plano pré-determinado.

Antes da homilia do Cardeal, o grupo começou a gritar slogans políticos, interrompendo por diversas vezes a celebração, apesas da reprovação dos fiéis. Ao final da Eucaristia, durante o regresso do Cardeal à Sacristia – protegido por uma corrente humana – o grupo forçou passagem tentando agredir o purpurado. Sem atingir o objetivo, passaram então a provocar brigas com os fiéis. Por fim, os manifestantes foram retirados do local pela Guarda Nacional Bolivariana e a Polícia Nacional.

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo