Os encontros da Oração em Família 2021

Oração em Família 2021

Oração em Família 2021

Viena – Afresco da Sagrada Família de Josef Kastner a partir de 19 séc. na igreja Carmelitas em Dobling.

Os tempos exigentes que estamos atravessando nos impuseram limitações em relação à liberdade de nos reunir e encontrar. Estar juntos, celebrar, refletir, partilhar nossas vidas e fazer o exercício da fraternidade é próprio da natureza humana e da vida cristã. Por isso, sentimos tanta falta e aguardamos ansiosos a hora de todas essas práticas voltarem a ser possíveis.

Como “Deus não fecha uma porta sem abrir outra”, tem-se constatado que houve em meio a tudo isso, por parte de muitos, uma redescoberta da beleza do encontro em família, entre as pessoas que moram na mesma casa: voltaram a dialogar mais, a brincar juntas, tirando tempo para se escutarem mutuamente; experimentaram como é bom ouvir unidas a Palavra de Deus com a Bíblia na mão; e a oração em família trouxe grande bem.

Também é verdade que em muitos casos se experimentaram grandes dificuldades. Passar, todo dia, o dia todo no mesmo espaço, quase sempre pequeno, é exigente. São necessárias muitas virtudes: humildade, paciência, perdão, reconciliação, silêncio e escuta, sentir o outro, companheirismo, amor. São coisas que se aprendem exercitando. Para isso é necessário desejar, acreditar que é possível, favorecer e criar condições, começando por arriscar pequenos passos.

Ter a coragem de começar pela oração em família é uma ótima proposta. Há um provérbio que diz: “Família que reza unida permanece unida.” Os diferentes se unem e se entendem quando se colocam diante de Deus, em diálogo com Ele. Esse é um esforço que Pai abençoa.

Não há dúvida que através dessa pandemia Deus está mostrando que devemos retomar, com todas as forças, a vida em família, nosso grande tesouro, lugar de verdadeira alegria. O que Deus pede, se o fizermos, tem o auxílio de sua graça.

Para dar apoio, estimular e animar essa experiência maravilhosa de ser “Igreja em casa”, que vai se transformando em “Pequena Comunidade Eclesial Missionária”, a Diocese está oferecendo esses roteiros para encontros de oração entre as pessoas que moram no mesmo lar.

Foi preparado um encontro para cada semana, a partir de 16 de maio até 30 de outubro: 1º. Um Tríduo em vista da Festa da Santíssima Trindade; 2º. Um Tríduo para celebrar o Sagrado Coração de Jesus; 3º. Uma novena a São José, baseada na carta que o Papa escreveu para a celebração o Ano de São José; 4º. Cinco encontros sobre a Bíblia, Palavra que molda o coração; 5º. Quatro Terços com a Mãe Aparecida, que contemplam os Mistérios de todo o Santo Rosário. (Download abaixo)

Lançado o Hora da Família 2021, confira!

A Diocese inteira agradece à equipe que se empenhou e com tanta generosidade e dedicação prestou esse precioso serviço. É certo que você e sua família irão gostar e se beneficiar imensamente.

Nossa Senhora da Piedade, qual Mãe atenta, cuide de nós, da nossa saúde, das nossas famílias, e nos ajude, quando for permitido, a voltar, com alegria e entusiasmo renovados, para as nossas atividades comunitárias.

Famílias renovadas, comunidades fortalecidas!

Oração em Família 2021 em pdf:

Oração em Família 2021

Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus
1º dia: Jesus Cristo, ouvi-nos!
Jesus Cristo, ouvi-nos!

2º dia: Jesus Cristo, atendei-nos!
Jesus Cristo, atendei-nos!

3º dia: Jesus Cristo, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, tende piedade de nós!

Novena de São José

Novena de São José – 1º dia
São José – Fiel ao Projeto de Deus!

Novena de São José – 2º dia
São José – Um Pai sempre Amado

Novena de São José – 3º dia
São José – Cheio de ternura!

Novena de São José – 4º dia
São José – Obediente aos sonhos de Deus!

Novena de São José – 5º dia
São José – Pai que sabia acolher!

Novena de São José – 6º dia
São José – Coragem Criativa a Serviço!

Novena de São José – 7º dia
São José – Trabalho que edifica!

Novena de São José – 8º dia
São José – Pai na sombra!

Novena de São José – 9º dia
São José – Pai na Santidade!

 

Portal Kairós / Diocese Tubarão