A Semana Nacional da Vida 2021

Semana Nacional da Vida 2021

A Semana Nacional da Vida 2021

“O casal que ama e gera a vida é a verdadeira ‘escultura’ viva (…), capaz de manifestar Deus criador e salvador”. (AL, n. 11)

A família é o Santuário da vida. Mas qual vida? Todas as vidas! Porque na família é que se guarda e se revela a comunicação humana, onde se acolhe e protege a vida “contra os múltiplos ataques a que está exposta, e pode desenvolver-se segundo as exigências de um crescimento humano autêntico. Por isso, o papel da família é determinante e insubstituível na construção da cultura da vida” (EV, n. 92).

O Hora da Vida, que a cada ano proporciona uma reflexão sobre o valor inviolável da vida humana, oferecendo em uma linguagem acessível a oportunidade para que as famílias, em casa ou em grupos de pequenas comunidades missionárias, possam conhecer a voz e o Magistério da Igreja, em 2021, tem como principal fonte a Carta Encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II. Nessa Carta Circular, “como igreja doméstica, a família é chamada a anunciar, celebrar e servir o Evangelho da vida”.

De 1º a 7 de outubro, os católicos são convidados a celebrar a Semana Nacional da Vida, através da oração, da escuta da Palavra e da solidariedade para com os mais vulneráveis, especialmente neste tempo de pandemia, quando muitas pessoas são vistas por parte da população mundial como descartáveis. Vemos o desprezo de governos que não se importam com a vida do povo em seus países e de países que não se compadecem das nações mais pobres. Assim acontece com o Haiti, a nação mais pobre das Américas que até julho não tinha aplicado uma única dose do imunizante. Enquanto nos chamados países ricos existem imunizantes suficientes para o dobro ou o triplo de suas respectivas populações.

No dia 8 de outubro, somos chamados a visitar nossas consciências sobre o “direito de nascer” da criança, que ainda vive dentro do útero materno e que tem o direito à proteção, à alimentação, a um nascimento sadio, ao respeito de sua vida e saúde e tem também o direito de ser amada, mas que, infelizmente, está ameaçada por grupos econômicos poderosos e países que em nome de supostos “direitos humanos”, menosprezam a humanidade daqueles que na barriga de suas mães são vidas.

Celebremos a vida, dom de Deus no Santuário de nossas famílias!

Pe. Crispim Guimarães dos Santos

Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB  e Secretário Executivo Nacional da Pastoral Familiar.

 

Pastoral Familiar / Portal Kairós