Prêmio Pe Jacques Hamel para iniciativas de paz e de diálogo inter-religioso

Como dar um sentido à trágica morte do Padre Jacques Hamel, assassinado por dois jovens terroristas jihadistas em 26 de julho quando celebrava a missa na Igreja de Saint-Étienne-du-Rouvray?

Também com esta intenção a Federação francesa das Mídias Católicas (FMC) “decidiu, para honrar sua memória e apoiar todas as iniciativas em favor da paz em geral e do diálogo inter-religioso em particular, criar o “Prêmio Padre Jacques Hamel”, com o objetivo de recompensar trabalhos jornalísticos de qualidade a serviço dessas causas”, diz um comunicado da instituição.

O papel da mídia na luta contra o ódio

“Nas tragédias que marcaram a atualidades destes últimos meses, na França e em outros lugares, os meios de comunicação são essenciais para evitar a disseminação do ódio e da violência”, acrescenta a nota da FMC.

Atribuído por um júri formado “por personalidades de diversas origens”, este prêmio, no valor de 1.500 euros, será entregue no próximo Dia Internacional de São Francisco de Sales, em Lourdes, em janeiro de 2018, precisa a nota da Federação.

Criação original

O concurso “é aberto a todos os produtores de uma criação original, sejam eles jornalistas profissionais ou correspondentes, funcionários de uma empresa ou independentes.”

Esta criação, que poderá ser um artigo de jornal escrito, um trabalho radiofônico ou de televisão, deverá ter sido publicado ou divulgado nos meios de comunicação em 2017.

Federação das Mídias Católicas francesas

A Federação das Mídias Católicas agrupa a imprensa escrita nacional católica, a imprensa católica regional, a imprensa de movimentos e serviços eclesiais, a imprensa paroquial, as rádios e televisões católicas, as editoras católicas.

Sua sede está localizada nas instalações da Bayard, grupo de mídia que publica o jornal La Croix, Pèlegrin, Croix Aujourd’hui, e Panorama.

Todas as informações complementares sobre as modalidades do concurso e atribuições do prêmio podem ser obtidas no site www.medias-catholiques ou pelo e-mail federation@medias-catholiques.fr.

 

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo