França: Aberta Causa de Beatificação do Padre Jacques Hamel

Ainda é grande a alegria em Rouen, na França, pela notícia dada na Vigília Pascal sobre o início da Causa de Beatificação do Padre Jacques Hamel, sacerdote assassinado por dois terroristas islâmicos em 26 de julho de 2016 na Igreja Saint-Etienne-du-Rouvray, enquanto celebrava a Eucaristia.

O anúncido foi do Bispo de Rouen, Dom Dominique Lebrun, que conversou com a Rádio Vaticano:

“A assembléia ficou muito tocada por esta decisão que, no entanto, já era esperada. Eu havia dito que aconteceria e agora vejo que existem reações que vão bem além da comunidade cristã. O acontecimento de Padre Jacques Hamel continua a chamar a atenção, não foi esquecido. Pelo contrário, pouco a pouco torna-se luz, esperança e temos tanta necessidade disto”.

A dor ainda é muito forte pela sua morte, mesmo que tenha ocorrido em julho passado…

“A dor é para os mais próximos, em particular penso em sua família e aos seus paroquianos que realmente eram muito ligados a ele. Mas também existe preocupação porque os atentados continuam, como aconteceu recentemente na Suécia e no Egito. Estas manifestação de violência parecem não acabar nunca, em particular contra nossos irmãos cristãos. Penso nos coptas no Egito. Nos sentimos muito unidos a eles”.

Quais serão os primeiros passos deste processo de beatificação?

“Agora que o processo foi aberto entramos na primeira grande fase, que é a investigação diocesana. É a fase em que recolhemos todos os documentos que serão examinados pelos teólogos, os escritos do Padre Jacques Hamel, entre os quais as suas homilias. Depois vem a escuta dos testemunhos, as testemunhas de sua morte e os da sua vida: a sua família, os outros padres, os paroquianos. Ao final desta investigação diocesana, iremos redigir um relatório que será enviado à Roma, com todos os anexos. Então, será a Congregação das Causas dos Santos a escolher um relator que recolherá toda a documentação e a submeterá ao Papa para a decisão final sobre o reconhecimento do martírio de Padre Jacques Hamel”.

O anúncio da abertura do processo de beatificação de Padre Jacques Hamel foi dado justamente na Vigília Pascal. Um verdadeiro sinal de esperança…

“Sim. Me comoveu muito ouvir os sacerdotes que me disseram: “Esta notícia me faz bem!”. Certo, a ferida permanece. Os padres me disseram: “Poderia ter sido eu em seu lugar…”. Não é pequena esta ferida psicológica e espiritual. E ao mesmo tempo, estou feliz por ter este companheiro de caminho, que foi muito discreto, mas agora tornou-se um sinal de esperança para todos nós”.

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo