Reflexão e sugestão para a Missa de Todos os Fiéis Falecidos 2022 do Ano C

Para a Quarta: 02/11/2022 (Feriado de Finados)

Missa de Todos os Fiéis Falecidos 2022 – Ano C

Jó 19,1.23-27a; Sl 26; Rm 5,5-11; Jo 6,37-40

Todos os Fiéis Falecidos 2022

A liturgia de cada dia de novembro de 2022

Neste dia nos unimos em Comunidade para bendizer a vida de todos os que já partiram desta vida. Eles viveram entre nós, fizeram sua história, venceram seu tempo e agora estão na eternidade.

Cada vida, que brota no mundo, é do querer de Deus, é fruto do amor divino. Não importa se se vive muitos anos ou poucas horas, pois esse amor do Senhor é intenso, é eterno. Por isso não celebramos a morte, mas a vida e a certeza da ressurreição em Cristo; o que exaltamos é a certeza da vida em Cristo, nosso Senhor.

Manifestar nosso amor aos que já partiram é do querer de Deus, por isso a Igreja celebra este dia com fervor. Nele está o imenso sentido da vida, pois somos chamados para a comunhão com aqueles que viveram entre nós, buscaram crescer na comunhão de irmãos e já se foram. Por isso o rezar pelos mortos vem desde o Antigo Testamento, quando o povo já compreendia essa relação amorosa entre o aqui e agora e a eternidade.

A morte deve ser entendida como um novo nascimento, e o é de fato. Tudo o que foi objeto de nossas aspirações sinceras, profundas, agora se encontram diante de Cristo, e nele haverá a opção definitiva da vida. Aqui vivemos fragmentados, nossas opções são frágeis, mas no Senhor se tornam inteiras, completas, coesas, desde que a busquemos muito sinceramente. Cristo nos espera de braços abertos, por isso vale a pena viver de acordo com o Evangelho; isto é fazer nossa opção por Cristo. Nele há a complementariedade da vida, ou seja, aquilo que buscamos com sinceridade nele se completa perfeitamente. Quem se decide por Cristo encontra nele toda a paz e infinita alegria. Quem nega o Cristo e sua verdade sofre as consequências de sua opção, isto é, Ele apenas respeita nossa decisão, mas, se quisermos seguir outro caminho, a culpa não será dele. Sejamos conscientes de nossa opção de vida.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Imagens para trabalhar o Dia de Finados 2022:

Colorindo a liturgia: Finados 2022:

Os falecidos foram acolhidos pelo abraço de Deus. “Voar” para a eternidade é ir ao encontro do abraço do Pai e mergulhar na eternidade de seu amor. Na mesma fé, unimo-nos àqueles que já alcançaram a graça da eternidade e, unidos em Comunidade, agradecemos a vida, irrevogável dom divino. Sejamos fiéis a Cristo e tenhamos o Evangelho como luz e fonte de inspiração. Nele há a certeza da vida e de nossa ressurreição. Bendito seja o Senhor, que nos dá a vida, fruto de seu amor.

Sugestões litúrgicas para a Missa de Todos os Fiéis Falecidos 2022

A liturgia do mês de novembro de 2022

Todos os Fiéis Falecidos 2022A celebração nos confronta com uma realidade inerente a todo ser vivo: a morte. Essa realidade, presente em nossa existência, não pode nos amedrontar, pois a morte é o caminho que nos leva à eternidade, a estar na presença de Deus.

– Preparar, no local onde for realizada a celebração, seja na igreja, seja no cemitério, um ornamento com uma cruz com um pano branco, tendo aos pés flores com um cartaz, com os seguintes dizeres: “Se, pois, morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele”.

– Para este dia seria interessante, se possível, organizar uma equipe de acolhida, para dar atenção às pessoas que participarão desta celebração, em especial àquelas que estão mais sensibilizadas.

– Preparar, em um local, uma mesa com vários pedaços de papel e várias canetas para que as pessoas possam anotar suas intenções nesta celebração. Depois, todas as intenções podem ser colocadas em um cesto, ou em um outro recipiente, e deixadas em um local próprio no presbitério. O animador da celebração ou o presidente poderão, em um momento, dizer que a missa será rezada por essas intenções.

– Durante a oração eucarística, na parte em que se reza pelos falecidos, pode-se guardar um instante de silêncio para que a assembleia possa lembrar seus entes queridos já falecidos.

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

Folhetos da Missa de Todos os Fiéis Falecidos 2022 – 02/11/2022 para imprimir:

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Novena de Nossa Senhora 2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós