A liturgia do mês de novembro de 2022

 A Cultura do Encontro

Liturgia do mês de novembro de 2022

A liturgia de cada dia de novembro de 2022

Num mundo marcado por “muros” que separam e excluem, é preciso construir “pontes” que permitam o encontro e a convivência fraterna. Na carta encíclica Fratelli Tutti, o papa Francisco reafirma, com ênfase, a necessidade de “nova cultura”, novo modo de viver, “uma sociedade em que as diferenças convivem integrando-se, enriquecendo-se e iluminando-se reciprocamente” (n. 215). Essa “nova cultura” é denominada por ele de “cultura do encontro”. Francisco nos recorda que já nos convidou várias vezes a “desenvolver uma cultura do encontro que supere as dialéticas que colocam um contra o outro” (n. 215).Contudo, a “cultura do encontro” não se restringe ao âmbito dos relacionamentos interpessoais, mas possui caráter social; refere-se ao modo de ser de um povo.”Falar de ‘cultura do encontro’ significa que, como povo, somos apaixonados por querer encontrar-nos, procurar pontos de contato, construir pontes, planejar algo que envolva a todos” (n. 216)

Nesse novo modo de viver, o papa Francisco põe em relevo a importância da amabilidade, descrevendo-a largamente. “É um modo de tratar os outros que se manifesta de diferentes formas: amabilidade no trato, cuidado para não magoar com as palavras ou os gestos, como tentativa de aliviar o peso dos outros. Supõe dizer palavras de incentivo, que reconfortam, fortalecem, consolam, estimulam, em vez de palavras que humilham, angustiam, irritam, desprezam” (n. 223). Uma pessoa amável “deixa de lado suas preocupações e urgências para prestar atenção, oferecer um sorriso, dizer uma palavra de estímulo, possibilitar um espaço de escuta no meio de tanta indiferença” (n. 224).

Uma “nova cultura” pressupõe novo modo de viver em sociedade, mas exige também os esforços de cada um na vida cotidiana. Temos necessidade de dispor de “tempo e energia para tratar bem os outros, para dizer ‘com licença’,’desculpe’, ‘obrigado’“, a fim de “criar aquela convivência sadia que vence as incompreensões e evita os conflitos” (n. 224).

O encontro com Deus, por meio da liturgia de cada dia, nos leve a cultivar sempre mais o encontro com o outro, de modo especial o encontro com os pobres e sofredores, contribuindo para criar “pontes” de fraternidade, em vez de “muros” que impedem que nos aproximemos do próximo e o reconheçamos como irmão a ser amado.

Intenção da liturgia do mês de novembro de 2022: Rezemos para que as crianças que sofrem- as que vivem na rua, as vítimas das guerras, os órfãos-possam ter acesso à educação e possam redescobrir o afeto de uma família.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Dia / Comemorações da liturgia do mês de novembro de 2022

02 – Todos os Fiéis Defuntos (Finados 2022)
03 – São Martinho de Lima
04 – São Carlos Borromeu /1ª sexta-feira
05 – São Guido; Beato Mariano

06 – Todos os Santos e Santas

09 – Dedicação da Basílica do Latrão
10 – São Leão Magno
11 – São Martinho de Tours
12 – São Josafá

13 – 33º domingo do Tempo Comum

6º Dia Mundial dos Pobres 2022
15 – Santo Alberto Magno
16 – Santas Margarida da Escócia; Gertrudes
17 – Santa Isabel da Hungria
18 – Dedicação das Basílicas de Pedro e Paulo
19 – Santos Roque, Afonso e João

20 – Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo / Dia dos cristãos leigos e leigas

Início do 3ª Ano Vocacional da Igreja no Brasil

21 – Apresentação de Nossa Senhora
22 – Santa Cecília
23 – Santos Clemente 1ª; Columbano
24 – Santos André Dung-Lac e comps. / Dia nacional de ação de graças
25 – Santa Catarina de Alexandria
26 – Bem-aventurado Tiago Alberione

27 – 1º- domingo do Advento 2022 – ANO A

30 – Santo André

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

 

D. Sérgio da Rocha – Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil / Portal Kairós