Reflexão e sugestão para a Solenidade de Pentecostes 2022 – Ano C

Para o dia: 05/06/2022

Solenidade de Pentecostes 2022 – Ano C

At 2,1-11; Sl 103; 1Cor 12,3b-7.12-13; Jo 20,19-23

Pentecostes 2022

O mesmo Espírito, que conduziu jesus e foi enviado de junto do Pai aos Apóstolos, é o mesmo que conduz a Igreja nos caminhos da história. Carregamos esta memória de nossa fé: a vinda do Espírito Santo no dia em que os Apóstolos estavam reunidos no cenáculo, o Dia de Pentecostes 2022. Importa-nos compreender que o Espírito Santo continua a nos revelar todo o ensinamento de Jesus e guia a Igreja inteira em suas Comunidades, pelas sendas do Reino. É a continuidade da História da Salvação no tempo de nossa história. Essa memória nenhum cristão poderá perdê-la. Guiados pelo Espírito Divino, somos continuadores do Reino.

O Espírito nos conduz ao caminho da verdade. Guiados por Ele, iluminados por sua sabedoria, podemos e saberemos interpretar as inspirações interiores, os acontecimentos da vida e distinguir onde o Senhor está agindo na história e em nós. Ele também nos dá a sabedoria do “coração”, verdadeiro dom. Maria nos dá esse exemplo de acolhida da verdade de Cristo, pois ela guardava tudo o que ouvia de seu Filho Jesus em seu coração, diz-nos o Evangelho. Maria é, como Mãe bendita, nossa educadora na fé em Cristo.

O Espírito Santo nos faz dialogar com Deus e chamá-lo de “Abba: Pai” (Rm 8,15, Gl 4,4). “Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8,14). Se somos filhos de Deus, somos irmãos uns dos outros, e essa é a vocação que devemos viver.

Por que há separação, divisão entre nós? Somos Igreja, que nasceu no dia de Pentecostes e continua no tempo de agora. Pelo Espírito Santo, tornamo-nos profetas de esperança, de vida, de comunhão e devemos ser canais humildes e dóceis à vontade divina, ao ensinamento da Palavra do Senhor. O Espírito é o Amor e penetra em nossa vida com amor, transformando-nos e nos santificando.

Assim, somos instrumentos e sinais da presença amorosa do Reino de Deus. Ele nos dispõe a dar a própria vida, por amor.

Novena de Pentecostes 2022

O Dia de Pentecostes estabeleceu entre nós todos os dons do céu. Fomos batizados para sermos uma Igreja comprometida com a verdade de Cristo. Devemos partir, como fez Maria, que, logo após a anunciação, partiu apressadamente para ajudar Isabel. Ser cristão é estar sempre pronto. Jesus foi categórico com os discípulos, ao dizer-lhes que “não deveriam se afastar de Jerusalém antes que tivessem recebido do alto a força do Espírito Santo” (At 1,4.8). Sem Ele não há missão, muito menos evangelização. Por isso nós, como cristãos, devemos nos deixar conduzir e ser sempre guiados pela luz do Espírito Divino: Vinde, Espírito Santo!

Sugestões litúrgicas para a Solenidade de Pentecostes 2022 – Ano C

O Domingo de Pentecostes 2022 lembra-nos o início da Igreja, quando Jesus enviou de junto do Pai o Espírito Santo sobre os Apóstolos e Nossa Senhora, e eles saíram cheios de coragem a anunciar o evangelho. Neste domingo, também se encerra o Tempo Pascal, e, logo após, recomeça-se o Tempo Comum da Liturgia.

— Preparar bem o local (pedestal) do Círio Pascal, com flores e toalhas de cor vermelha, que é a cor da liturgia de hoje.

— Fazer a entrada solene do Círio Pascal, à frente da Procissão de entrada da missa. Para esse momento, cantar e repetir, enquanto for necessário, este canto: “Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!”

— Pode-se preparar, de modo encenado, a sequência que está entre a Segunda Leitura e o Evangelho (conferir Lecionário).

— Se possível, distribuir velas à assembleia para que sejam acesas durante a oração do Credo.

— No final, cantar a bênção final, que é solene (se possível), e fazer o envio da Comunidade. Após a bênção, apagar solenemente o Círio Pascal.

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

Folhetos da Missa de Pentecostes 2022 – 05/06/2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós