Reflexão e sugestão para a Missa do 19º Domingo do Tempo Comum 2022 do Ano C

Para o Domingo: 07/08/2022

Missa do 19º Domingo do Tempo Comum 2022 – Ano C

Sb 18,6-9; Sl 32; Hb 11,1-2.8-19; Lc 12,32-48

19º Domingo do Tempo Comum 2022

Pertencer ao Reino não significa cruzamos os braços, muito menos esperarmos que Deus tudo realize, sem nada fazermos. No comodismo e na resignação, não progredimos nem ajudamos fazer o Reino acontecer.

Vigiar será sempre necessário, lembra-nos Jesus. O discípulo verdadeiro sabe discernir a vontade divina em cada momento e em cada ação na história. Somente escutando os apelos do Senhor e acolhendo-os, é possível participar na construção do Reino.

A Primeira Leitura mostra-nos um sábio que compreende que só os valores de Deus podem trazer a paz e a felicidade. São os valores que geram a vida. A Comunidade autêntica estará sempre vigilante e saberá distinguir entre o que é passageiro e o que é duradouro, eterno.

Diante do que nos propõe a Palavra do Senhor, devemos nos perguntar sobre nossa confiança e nossa segurança. Será que estamos, de fato, vigiando nossos atos e nossas atitudes? Temos uma riqueza bem diante de nossos olhos e que devemos nos apegar fortemente: a fé, o Evangelho de Jesus, a Igreja, que, como Mãe e Mestra, vem nos ensinando o caminho que devemos seguir, pois a fé e a vida andam de “mãos dadas”.

Perceber os valores do Reino, que nos ajudam viver com liberdade e nos realizam, é saber bem administrar nossa responsabilidade no Reino de Deus. É o exemplo que Jesus nos dá do administrador da fazenda, enquanto seu patrão estava ausente. As palavras de Jesus são claras para Pedro e para nós: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim!” (Lc 12,42). Eis nossa responsabilidade, pois ao Reino pertencemos como cristãos batizados. O Senhor espera e deseja que tenhamos um coração amoroso e paciencioso, misericordioso e carregado de ternura uns para com os outros.

Livro Hora da Família 2022 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Quem está vigilante espera o Senhor, mas não fica parado, pois age carregado de amor, de misericórdia, de esperança. Essa é a vigilância que o Senhor deseja e espera de nós. Há tantos gritos que precisam ser ouvidos. Estar vigilante é estar atento ao amor que se deve devotar diante da realidade em que vivemos ou do irmão e da irmã que clamam por um auxílio que os ajude a reerguer-se. Essa riqueza da fé precisamos gastá-la todos os dias de nossa vida. Essa riqueza, se não for gasta, empobrece-nos, se a gastamos,enriquece-nos.

“A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido” (Lc 12,48). Caminhemos na fé, unidos na Comunidade, pois é junto dela que podemos viver melhor o ensinamento de Cristo.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 19º Domingo do Tempo Comum 2022

Novamente a liturgia leva-nos a pensar na necessidade de repartir, de plantar em nossa vida o jeito de Jesus. Ele trilhou outro caminho, para que seguíssemos por ele e encontrássemos a vida. Mas o desejo humano muitas vezes contraria o plano divino, e a pessoa humana não se dá bem em suas atitudes e iniciativas. A riqueza como valor supremo torna-se um obstáculo para a aceitação do Reino.

– Ressaltara entrada da Palavra de Deus, principalmente o Evangeliário (ou o Lecionário), durante o cântico de aclamação ao evangelho.

– Se o Presidente da celebração (o padre) autorizar, o evangelho poderá ser proclamado com várias vozes: Jovem, Criança, Homem, Mulher, Adulto, Idoso, significando que o Reino é de todos, e o jeito de todo cristão é o evangelho de Jesus.

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

Folhetos do 19º Domingo do Tempo Comum 2022 – 07/08/2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós