Reflexão e sugestão para a Missa do 25° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

25° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

Is 55,6-9; SI 144; Fl 1,20 – 24.27; Mt 20,1-16

25° Domingo do Tempo Comum 2020 - Ano A

Um novo ponto de vista: o de Deus

Depois de meditarmos sobre a correção fraterna e o perdão, a liturgia vem colocar a importância de vermos a realidade a partir de um ponto de vista novo: o de Deus. Impossível? Seria impossível se Deus não tivesse revelado seus desígnios a nós. Mas, em Cristo, Deus revelou-se totalmente a nós, mostrando como vê a realidade, como pensa a realização do ser humano e o quanto se empenha para isso.

Os pensamentos de Deus distam de nossos como o céu é distante da terra. Mas o convite está feito, e a graça de Deus não nos falta: “Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinações; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para nosso Deus, que é generoso no perdão” (Is 55,6-9). A piedade do Senhor e seu perdão eliminam a distância para aquele que deseja viver segundo os planos de Deus. Aos poucos vamos nos dando conta de que a distância entre nós e Deus é criada por nós mesmos, quando nos fechamos à conversão e nos enchemos de nós mesmos.

Por outro lado, quando assumimos viver em Cristo, descobrimos que a vida começa a ter seu verdadeiro valor quando dá frutos para a vida das pessoas, quando meu existir colabora para que a vida do outro seja mais plena. Paulo descobriu essa verdade e exortou-nos: “Só uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo”.

Venham trabalhar em minha vinha

O Evangelho, em tom vocacional, fala do amor de Deus, que se derrama igualmente sobre todos os seus filhos e suas filhas. Mais do que naquele tempo, o modo como o patrão da parábola paga a seus funcionários parece-nos estranha. Na verdade, temos de concordar que o patrão não foi injusto, pois o que combinou, pagou. O descontentamento daqueles da primeira hora se deve ao fato de que não receberam privilégios. Não puderam aturar o fato de que o patrão fosse bom com eles do mesmo tanto que foi bom para com os outros. Tiraram o foco da bondade do patrão para ficar comparando as horas da jornada.

A mensagem profunda para nós hoje é a de que Deus ama igualmente a todos, sem injustiças. Não é a quantidade do servir, mas o modo e a intensidade como se serve e como se coloca à disposição de seu reino. Não é fácil pensar assim. É preciso mudar o ponto de vista: da gratuidade interesseira, temos de passar para a gratuidade autêntica, em que não ficaremos nos comparando para ver quem merece mais. Ao contrário, ficaremos agradecidos porque juntos percebemos como o convite do Senhor se estende a todas as pessoas, para que se coloquem a serviço de Deus e dos irmãos. A grandeza está no servir!

Sugestões litúrgicas para a Missa do 25° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

– Liturgia da Palavra: cantar um mantra antes da proclamação das leituras, convidando a assembleia ao silêncio orante.
– Entrada da Palavra: a pastoral familiar pode dinamizar a entrada da palavra, dando ênfase ao espaço vocacional próprio da família. A frase a ser introduzida juntamente com a Bíblia nesta celebração é: “O Senhor nos chama na gratuidade de seu amor”.
– Preces dos fiéis: fazer uma prece especial por todos os que vivem a palavra de Deus por meio da dedicação humilde aos irmãos na vida de comunidade.

Sugestões de repertório para a Missa do 25° Domingo do Tempo Comum 2020 –  Ano A (O Domingo)

Abertura: Senhor, escuta
Aclamação: Aleluia! O Senhor
Oferendas: As mesmas mãos
Comunhão: Vá e mostre

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – catequético – Cantos para a Celebração – 25° Domingo do Tempo Comum 2020

 

Áudios para a Missa do 25° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A CNBB:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós