Reflexão e sugestão para a Missa do 22º Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A

Para o Domingo: 03/09/2023

Missa do 22º Domingo do Tempo Comum 2023 – Ano A

Jr 20,7-9; SI 62; Rm 12,1-2; Mt 16,21-27

22º Domingo do Tempo Comum 2023

Jesus, consciente de sua missão e o que o espera em Jerusalém, comunica aos discípulos o que vai ocorrer com Ele. Pedro não aceita e se opõe a Jesus, que o censura e pede-lhe que fique para trás dele, pois está sendo obstáculo, pedra de tropeço. Certamente, Pedro entendeu que Jesus falava de sua fidelidade ao Pai e que não voltaria atrás, mesmo sabendo de sua morte iminente.

O convite da Palavra deste domingo é para que assumamos a “loucura da cruz”, juntamente com Jesus: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Ele nos oferece a cruz como caminho, acesso ao amor e ao dom da vida. Por isso continua: “Quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; e quem perder sua vida por causa de mim, vai encontrá-la”. No caminho da cruz não há triunfos humanos, mas dele brota a vida doada a favor da vida. É o caminho que Jesus percorreu e nos convida a percorrer com Ele, fazendo de nossa vida uma doação sincera e coerente com nossa fé.

O profeta Jeremias (l3 Leitura) nos fala de sua experiência de cruz. Ele viveu em um período muito difícil em Israel, mas permaneceu firme em sua missão. Foi seduzido pelo Senhor e colocou toda a sua vida a serviço de Deus. Foi colaborador fiel. Enfrentou os poderosos, pois são opositores do Reino, questionou a lógica do mundo, por isso foi perseguido, isolado, conheceu o sofrimento… mas não desistiu. Todos os que acolhem sinceramente a Palavra, e nela apostam e confiam, viveram coerentemente com os valores do Reino.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

O Salvador que amamos nos amou primeiro e não veio brincar de amar. A entrega completa de sua vida é a prova de seu amor incondicional, gratuito por nós. Ele nos ensinou que o amor verdadeiro é entregar a própria vida, e é por esse caminho que encontramos
a vida: “Quem perder sua vida vai ganhá-la”. Alguém poderia até dizer: Que salvação pode trazer um Cristo pobre, sofredor, vencido pelos poderosos, pelos poderes religiosos e político, humilhado ao extremo? Certamente, no esquema de um pensamento dominador, Cristo foi mesmo um fracassado. Porém a Palavra de Deus vem nos responder: “Por suas chagas fomos curados”(Is 53,5). E ainda mais em Lc 22,20 o próprio Cristo nos diz que seu sangue será derramado por nós, como prova de seu amor, como prova de sua vida entregue a favor da vida, a favor de nós mesmos (Jo 13,15).

Portanto sejamos fiéis, não abandonemos o chamado do Senhor nem recusemos segui-lo tão fielmente, a ponto de dar a vida.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 22º Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A

— Símbolo da mensagem de hoje pode ser uma cruz especial, apresentada na procissão de entrada.

— Vai começar a Semana da Pátria. Fazer um momento de oração pelo Brasil.

— É bastante apropriada a oração alternativa: “Renovai-nos com vosso Espírito de verdade, ó Pai, para que não nos deixemos desviar pelas seduções do mundo, mas, como verdadeiros discípulos, convocados por vossa palavra, saibamos discernir o que é bom e agradável a vós, para levar cada dia nossa cruz, nossos passos de Cristo, nossa esperança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura:
Aclamação:
Oferendas:
Comunhão:

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 22º Domingo do Tempo Comum 2023 – Ano A

Músicas para a Missa do 22° Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A:

 

Folhetos do 22º Domingo do Tempo Comum 2023 – 03/09/2023 para imprimir:

 

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

 

 

Campanha da Fraternidade 2024

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós