Reflexão e sugestão para a Missa do 5º Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A

Para o Domingo: 05/02/2023

Missa do 5º Domingo do Tempo Comum 2023 – Ano A

Is 58,7-10; Sl 111; 1Cor 2,1-5; Mt 5,13-16

O cristão tem a graça de poder ouvir e meditar em cada domingo o Evangelho do Senhor. Ele é o grande catequista da Comunidade reunida para celebrar a fé. Não existe algo mais espetacular do que o Evangelho de Cristo. É tão sublime e, ao mesmo tempo, tão simples, que alcança o coração da criança até o mais idoso.

Hoje, o Cristo nos chama para que prestemos atenção em nosso COMPROMISSO CRISTÃO. Cada cristão batizado é interpelado a uma missão, está diante dele o desafio do Reino, por isso não é possível levar vida cômoda, confortável, instalada na fé. O dinamismo da fé, que é na verdade o dinamismo da Palavra do Senhor em nós, faz-nos sair de nós mesmos, para ir ao encontro do outro.

Outro ponto importante, ao qual devemos estar atentos como cristãos, é o de não querer refugiar-se em uma religião que pratica ritos e é cheia de gestos vazios, que uma vez feitos ficam para trás, esquecidos. A fé que brota do Evangelho é uma fé viva, operante, transformadora. É luz que nos guia no emaranhado das relações humanas em nosso tempo. Quem se compromete com a transformação do mundo torna-se SAL da TERRA e LUZ do MUNDO. Ser sal é ter o gosto transformador das coisas de Deus e ser luz é redescobrir o sentido da vida na noite do mundo, pois o próprio Jesus irá nos dizer que Ele mesmo é a Luz, por isso nele está a plenitude da vida e do Reino.

Jesus nos faz PARTICIPANTES do Reino. Os “donos” de reinos no mundo são dominadores, e seus súditos nada podem fazer, a não ser obedecer-lhe. Jesus nos fala do Reino e nos chama a participar dele com responsabilidade. O Deus de Jesus nos faz comprometidos e atuantes em seu Reino. Portanto muito diferente dos “reinos mundanos”.

Nessa participação e nesse compromisso, o profeta Isaías nos indica como podemos e devemos ser luz no mundo. Ser luz no mundo é compromisso real com o Reino: repartir o pão com o faminto, acolher os pobres e peregrinos, vestir o nu… O profeta afirma que aí sim a luz irá brilhar, e o Senhor estará a seu lado: “Eis-me aqui!” Jesus confirma o que afirmou o profeta em seu tempo.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Portanto pertencer ao Reino de Deus não é algo platónico, ou seja, vivido nas “nuvens”, mas sim dentro da história, da realidade de nosso tempo e de nossa história. Ser sal e ser luz do mundo é comprometer-se com a verdade do Reino na realidade do mundo, estando ao lado da vida e da esperança, aos mais sofridos e sofredores. O reino do mundo não tem preocupação com a causa dos menos favorecidos, pois está ao lado de seus interesses egoístas. Pertencer ao Reino é ser gente diferente.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 5º Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A

– Ato Penitencial: apresentar em cartazes frases que representem a realidade obscurecida pelo pecado e que tira o sabor da vida. Exemplo: Violência, Corrupção, Injustiça… após a apresentação dessas palavras, entoa-se o canto penitencial.

– Glória: introduzir esse momento com um breve comentário, mostrando que Deus nos refaz com o perdão para sermos promotores de um mundo novo. Entronizar cartazes com frases que expressam a graça de Deus: Paz, Justiça, Fraternidade, Amor…

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Toda a Terra
Aclamação: Aleluia! Pois o verbo
Oferendas: De mãos estendidas
Comunhão: Felizes os pobres

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 5º Domingo do Tempo Comum 2023 – Ano A

Músicas para a Missa do 5° Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A:

Folhetos do 5º Domingo do Tempo Comum 2023 – 05/02/2023 para imprimir:

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós