Reflexão e sugestão para a Missa do 24° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

24° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

Eclo 27,33-28,9; SI 102; Rm 14,7-9;Mt 18,21-35

24° Domingo do Tempo Comum 2020 - Ano A

Perdoar de coração!

A Bíblia chega a nós trazendo a experiência do amor de Deus com a humanidade. Inspirados pelo Espírito Santo, os ensinamentos bíblicos nos oferecem o frescor da graça de Deus para conduzir o hoje de nossa história.

Ligada ao tema da correção fraterna, hoje a liturgia nos convida a meditar sobre o perdão. Dois são os impeditivos para se viver e praticar o perdão: rancor e raiva. O rancor, porque amarga o coração e o fixa no momento em que foi ofendido, já não sendo capaz de ir além e ver o arrependimento do outro. A raiva, porque contamina o agir humano e mostra somente a vingança como via de solução.

Podemos dizer que o ponto central para se compreender o perdão é entendê-lo em sua dinâmica de verdadeiro dom. O Senhor nos perdoa, e esse perdão o recebemos sem merecer. É um verdadeiro e preciso presente que recebemos. Sentimo-nos restaurados e cheios de vida. Ora, por que então não agimos com a mesma lógica quando o outro também precisa de meu perdão?

A parábola contada por Jesus causa indignação em nós também, pois aquele que teve uma imensa dívida perdoada não foi capaz de perdoar a seu devedor que devia algumas moedas. Mas, quando percebemos que também nós agimos assim em tantas situações, então reconhecemos que precisamos de conversão, e que ainda não estamos convencidos de que o perdão deve ser de coração e não fruto de interesses e conveniências.

“Perdão: dom de Deus, que restaura e salva!”

Quantas vezes perdoar?

O perdão e o amor são faces da mesma moeda, que se chama convivência fraterna. Perdão sem amor é falsidade. Amor sem perdão é interesse e egoísmo. Amar perdoando e perdoar amando é a essência da vida cristã. Os conflitos são inevitáveis, e o modo como buscamos resolvê-los nem sempre é o melhor. Tantas vezes somos ofendidos e outras tantas ofendemos. Que seria da comunidade sem o grande dom do perdão?

Para nós, cristãos, o perdão não se restringe somente às dimensões da boa convivência social. Nosso objetivo é Cristo. É para ele que vivemos. O perdão, muito mais que um arranjo de boa vizinhança, leva-nos a viver relações fraternas intensas que manifestem que Cristo é a razão de nossa fé. Se a prática do perdão desafia nossas forças, não podemos perder de vista que é em Cristo que perdoamos e somos perdoados. O perdão, nesse sentido, sai do âmbito matemático para se tornar um meio de manifestar o amor. O convite da palavra de Deus é para que o perdão não seja fruto de atos pontuais, mas de uma profunda atitude cristã de vida.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 24° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

– Ato penitencial: após ler uma breve mensagem que mostre o perdão como dom de Deus, fazer a aspersão da assembleia.
– Entrada da Palavra: os catequistas podem dinamizar a entrada da Bíblia, na qual se ressalte sua missão enquanto colaboradores das famílias no anúncio da Boa-Nova. A frase a ser introduzida nesta celebração é: “Perdão: dom de Deus, que restaura e salva!”
– Abraço da paz/Envio: realizar o abraço da paz imediatamente antes da bênção final, como envio da comunidade que experimenta a paz como fruto do perdão celebrado em Cristo.

Sugestões de repertório para a Missa do 24° Domingo do Tempo Comum 2020 –  Ano A (O Domingo)

Abertura: Senhor, escuta
Aclamação: Aleluia, eu te louvo
Oferendas: As mesmas mãos
Comunhão: Vá e mostre

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – catequético – Cantos para a Celebração – 24° Domingo do Tempo Comum 2020

 

Áudios para a Missa do 24° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A CNBB:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós