Reflexão e sugestão para a Missa do 26° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

Missa do 26° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

Ez 18,25-28; SI 24; Fl 2,1-11; Mt 21,28-32

26° Domingo do Tempo Comum 2020 - Ano A

Conversão e acolhimento da Boa-Nova

Correção fraterna, perdão, gratuidade… os temas que meditamos, neste mês, culminam hoje, no dia da Bíblia, no grande tema da conversão. A Lei e os Profetas se orientam para o mesmo fim: levar a pessoa humana a converter-se do próprio pecado, mudar de vida e renovar-se a cada dia. Jesus insiste que a conversão só se realiza quando está sintonizada à vontade do Pai. Esse processo não acontece quando a resposta ao pedido do Pai se dá somente da boca para fora. Mesmo que as palavras expressem um desinteresse no momento, é a atitude arrependida que leva à conversão e provoca atitudes comprometidas.

Na parábola do evangelho de hoje, o filho que fez a vontade do pai foi aquele que de fato foi trabalhar na vinha, ainda que tenha dito que não iria. Mas aquele que respondeu falsamente que iria, mesmo que tenha respondido com aparente respeito ao pai, não foi capaz de responder com a vida, com as atitudes concretas. Definitivamente, conversão da boca para fora não existe! É enganar-se. Paulo afirma, na segunda leitura, que a conversão é um processo que nos leva a ter os mesmos sentimentos de Cristo Jesus. Para isso, deixar de almejar vanglórias e abandonar o espírito de competição na vida fraterna é condição básica para correr à meta que nos é proposta. Conversão é imergir-se na fraternidade, para que as aspirações sejam comuns e todos sigam juntos para a mesma meta, que é a vida feliz e realizada em Cristo.

Tua Palavra é Lâmpada para os pés, luz para o caminhar!

Celebramos hoje o dia nacional da Bíblia. Não é um livro do passado, mas palavra viva de Deus, que se encarna em nossa realidade e nos impulsiona à prática do bem, do amor, da justiça e da paz, Agradeçamos o trabalho árduo de São Jerônimo, o qual colaborou para que os textos bíblicos se tornassem mais acessíveis e presentes no cotidiano das pessoas.

Agradeçamos a todos os biblistas que continuam suas árduas pesquisas para nos ajudar a compreender ainda mais o sentido que esses livros trazem para o contexto em que hoje vivemos; somos convidados a responder a seus questionamentos com espírito cristão.

É fato que nós, católicos, precisamos crescer no hábito de leitura da Bíblia pessoal e comunitariamente. A tradução dos textos para a vida, sob a luz do Espírito Santo, e a orientação da igreja são fundamentais. Não busquemos jamais “respostas prontas e acabadas” nas páginas bíblicas. É preciso que a leitura, sob a força do Espírito, seja a luz que nos possibilite olhar a realidade segundo a vontade do Pai. Somente assim seremos capazes de continuar a construção do Reino de Deus no hoje de nossa história.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 26° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

Entrada da Palavra: ministros da Palavra podem dinamizar a entrada da Bíblia, destacando a importância do anúncio profético do evangelho. A frase a ser introduzida juntamente com a Bíblia nesta celebração é: “Palavra viva, que nos leva à Conversão”.
– Juntamente com a Bíblia, introduzir a imagem de São Jerônimo.
– Liturgia da Palavra: antes da proclamação das leituras, cantar um mantra (sugestão: “Tua palavra é lâmpada para meus pés”).
– Oferendas: ofertar todas as frases que foram introduzidas em cada um dos domingos, com o objetivo de apresentar a Deus os frutos da escuta da palavra que se faz caridade, e realizar coleta de alimentos para os necessitados.
– Envio da comunidade: o presidente da celebração pode fazer uma oração de envio sobre o povo, enfatizando a vocação batismal de sermos todos discípulos missionários de Jesus Cristo, anunciadores de sua Palavra.

Sugestões de repertório para a Missa do 26° Domingo do Tempo Comum 2020 –  Ano A (O Domingo)

Abertura: Senhor, escuta
Aclamação: Aleluia! O Senhor
Oferendas: As mesmas mãos
Comunhão: Vá e mostre

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – catequético – Cantos para a Celebração – 26° Domingo do Tempo Comum 2020

 

Áudios para a Missa do 26° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A CNBB:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós