Reflexão e sugestão para a Missa do 25° Domingo do Tempo Comum 2021 do Ano B

Para o dia: 19/09/2021

Missa do 25° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

Sb 2,12.17-20; Sl 53; Tg 3,16-4,3; Mc 9,30-37

25° Domingo do Tempo Comum 2021

É o Senhor quem sustenta minha vida!

Cartazes Especiais para a Missa do 25° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B
Baixe a imagem acima e mais uma, em Alta Resolução 300px para imprimir, para sua paróquia:

* Você pode mandar imprimir do tamanho que quiser, usar no Datashow, projetar durante a missa, ilustrar subsídios da sua paróquia e etc. São imagens com alta qualidade e especiais.

Colorindo a liturgia: 25° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B:

Mais materiais e subsídios de formação

Viver em comunidade é encontrar espaço para uma nova experiência de Deus, que, quando verdadeira, traz mudanças profundas na convivência humana. É também construir relações de fraternidade, de partilha e de reconciliação. Não é uma tarefa muito fácil nos dias de hoje, pois a sociedade está violenta, egoísta e consumista. E esses valores mundanos entram na comunidade e roem as relações, como cupins roem as madeiras que sustentam a casa. Em algum momento, tudo desaba! Esse é o alerta que Jesus nos faz hoje no Evangelho. Os valores do mundo trazem a competição, a disputa. Há pessoas que entram na comunidade e buscam poder, grandezas e posições. Querem se destacar, querem dominar; querem poder e não serviço.

Jesus vem nos ensinar os valores que sustentam a vida comunitária. Entramos na comunidade para viver a fraternidade, a igualdade e a partilha de bens e de serviços. Nela, existem pessoas amigas e não empregados. Nesse sentido, o exercício do poder se manifesta na disponibilidade e no serviço mútuo. A vida em comunidade exige perdão e reconciliação. Jesus chama uma criança e a coloca como exemplo. Ele não nos pede que sejamos infantis, mas sim que devemos aprender com as crianças o espírito de companheirismo, a facilidade em perdoar e esquecer. As crianças rezam com amor e devoção. Mesmo o barulho feito pelas crianças é sinal de alegria e de vida. Se não nos tornarmos como criança, não entraremos no Reino de Deus.

Uma comunidade cristã não pode fechar-se em si mesma. Jesus não quer que nossas comunidades sejam grupos isolados, vivendo para si mesmos. Todo fechamento contraria a proposta do Reino. Também não podemos querer monopolizar o Evangelho de Jesus. Temos de construir parcerias com outras comunidades, igrejas ou grupos que buscam viver os valores transmitidos por Jesus. Como lembra a carta de Tiago, nossa opção por Jesus se traduz em um comportamento humilde, pacífico, compreensivo, cheio de misericórdia e de bons frutos, sem discriminações nem hipocrisias. Temos de viver sua proposta dentro de um espírito ecuménico, aberto e tolerante.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 25° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

 25° Domingo do Tempo Comum 2021

– Planejar a liturgia de hoje com a equipe de ministros da Eucaristia, para destacar que o espírito eucarístico amadurece cada um e cada Comunidade pelo espírito de serviço e de solidariedade.

– Liturgia da Palavra: como é o mês da Bíblia, indicar aos presentes, com palavras ou depoimentos, maneiras práticas de ler, individual e comunitariamente, com proveito, a Bíblia.

– Antes da bênção final: pode-se, lembrando o tema do serviço fraterno, fazer uma pequena encenação do momento do “lava-pés”, feito por Jesus ao instituir a Eucaristia. A equipe de ministros da Eucaristia pode encarregar-se disso. E também se pode sugerir que, no próximo domingo, cada um leve para a missa sua Bíblia.

 

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – Catequético – Cantos para a Missa do 25° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

 

Áudios para a Missa do 25° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B CNBB:

Folhetos para a Missa:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós