Reflexão e sugestão para a Missa do 21° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

Para o dia: 22/08/2021

Missa do 21° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

Js 24,1-2a.15-17.18b; Sl 33; Ef 5,21-32; Jo 6,60-69

21° Domingo do Tempo Comum 2021 - Ano B

VIENA, ÁUSTRIA – 19 DE DEZEMBRO DE 2016: O ícone de Jesus entre os apóstolos na tela na igreja Brigitta Kirche por Kiko Arguello (início do século 20.)

Cartazes Especiais para a Missa do 21° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B
Baixe a imagem acima e mais uma, em Alta Resolução 300px para imprimir, para sua paróquia:

* Você pode mandar imprimir do tamanho que quiser, usar no Datashow, projetar durante a missa, ilustrar subsídios da sua paróquia e etc. São imagens com alta qualidade e especiais.

Colorindo a liturgia: 21° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B:

Mais materiais e subsídios de formação

As leituras da celebração de hoje querem reforçar em nós a opção que “fizemos pelo projeto de Deus”. Na primeira leitura, o juiz Josué, estando para se aposentar, convoca todo o povo. Ele pede que todos façam uma escolha e assumam um compromisso. Em sua fala, Josué coloca o povo diante de dois projetos. De um lado, o projeto de dominação e de opressão, simbolizado pelos ídolos, falsos e mortos. De outro, o projeto libertador de Deus, que os tira do Egito, da casa da escravidão.

Diante de todo povo, Josué reafirma sua fé no Deus libertador. O povo, seguindo seu exemplo, reafirma também sua fé: “nós serviremos ao Senhor, pois ele é nosso Deus”. Na opção de fé, não pode haver dúvida nem meio-termo. Ou o povo se empenha na construção de uma comunidade justa e fraterna, ou volta para o sistema do faraó, que gera a escravidão e a morte.

Com seus ensinamentos sobre a Eucaristia, também Jesus nos coloca diante de uma escolha e de um compromisso. Assumir o projeto de Jesus implica comer sua carne e beber seu sangue. O texto do evangelho do 21° Domingo do Tempo Comum 2021 mostra que essas palavras de Jesus não foram bem acolhidas por seus discípulos. Muitos acharam que Jesus estava indo longe demais, porque essa catequese não combinava com as antigas tradições e celebrações da Páscoa.

Foi difícil para muitos aceitar que aquela Páscoa estava ultrapassada. Por isso, muita gente se desligou da comunidade e abandonou os ensinamentos de Jesus. Mas Jesus é bem claro. Mesmo com o risco de ficar sozinho, ele se volta para os Doze, seu grupo mais íntimo, e os provoca: “Vocês também querem ir embora?” Jesus tem clareza absoluta de suas palavras. Mesmo perdendo seus discípulos, ele não muda seu ensinamento sobre a Eucaristia. Simão Pedro então renova sua fé em suas palavras: “Só tu tens palavras de vida eterna!”, pois elas são Espírito e Vida.

Muitas vezes, nós também temos dificuldades com os ensinamentos de Jesus e ficamos em dúvida diante de escolhas e de compromissos a serem assumidos por causa da opção que fizemos pelo projeto de Deus. Somente com a luz do Espírito Santo podemos entender o sentido pleno de tudo o que Jesus nos ensinou.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 21° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

– Procissão de entrada: planejar com a equipe vocacional um momento especial para o encerramento do mês vocacional, destacando as várias vocações na Igreja e na comunidade.

– Ofertório: destacar as várias pastorais da comunidade. Isso pode ser demonstrado com cada pastoral levando as oferendas para o altar.

– Ação de graças: rezar uma oração vocacional, destacando que a Igreja é toda ministerial.

– Após a bênção final: terminar a celebração com um cântico vocacional.

Sugestões de repertório para a Missa do 21° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B (O Domingo)

Abertura: Deus, nosso Pai
Aclamação: Aleluia! Ó Senhor
Oferendas: A Mesa Santa
Comunhão: Senhor, a fome

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – Catequético – Cantos para a Missa do 21° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

 

Áudios para a Missa do 21° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B CNBB:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós