Reflexão e sugestão para a Missa do 3° Domingo do Advento 2023 do Ano B

Para o Domingo: 17/12/2023

Missa do 3° Domingo do Advento 2023 do Ano B

Is 61,1-2a.10-11; Ct. Lc 1,46-54; 1Ts 5,16-24; Jo 1,6-8.19-28

3° Domingo do Advento 2023

O Terceiro Domingo do Advento é tido como o DOMINGO da ALEGRIA, porque rezamos na antífona inicial da missa: “Alegrai- os sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto”. A Palavra de Deus também nos diz que é para o povo cantar de alegria e exultar no coração…

Sim, o Tempo do Advento 2023 vai nos conduzindo para a alegria de nos encontrarmos com o Senhor. Ele é a plena,total e completa alegria. A alegria é estar com o Senhor, viver nele, esperar nele, trazer o céu à terra. Há uma santa que escreveu sobre a alegria, e aqui colocamos um pequeno indício de seu longo texto: “A alegria é a oração, a alegria é fortaleza, a alegria é amor, a alegria é uma rede de amor com a qual podeis chegar às almas. Deus ama quem dá com alegria… Não deixeis entrar em vós nada de triste que possa fazer-vos esquecer a alegria do Cristo ressuscitado… Todos desejamos o céu, onde Deus habita, mas depende de nós o estarmos no céu com ele já agora, o sermos felizes com ele neste momento. Mas sermos felizes com ele agora significa: amar como ele ama, ajudar como ele ajuda, servir como ele serve…” (Santa [Madre] Teresa de Calcutá).

Portanto, quando dizemos que é o “Domingo da Alegria”, essas dimensões que Madre Teresa coloca diante de nós não poderão ficar esquecidas. A dificuldade de nossos dias é que há um forte individualismo presente em nossas relações humanas,e facilmente nos esquecemos de que o amor que traz alegria, é doação, é encontro, é partilha… Sim, podemos mudar nossas atitudes, pois se fizermos o esforço necessário para nossa conversão, podemos contar com a graça de Deus.

Voltamos nosso olhar para a Palavra de Deus, vemos o profeta trazendo uma boa notícia para o povo de Israel e de Jerusalém, a capital. Anuncia o tempo novo, de vida abundante, de felicidade sem-fim. É o tempo da salvação que Deus oferece aos “pobres”, ou seja, a todos os necessitados de vida e de salvação.

Diretório da Liturgia 2024:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

O Evangelho nos enraíza na conversão e na acolhida do Senhor. João continua a anunciar a chegada do Messias, portanto, o tempo da salvação, e tudo faz com sublime humildade. Tinha tudo para ser venerado pelo povo, mas desfaz toda atenção sobre si, pois quer unicamente que o povo conheça e acolha aquele que o Pai enviou, o Messias de Deus. É no Cristo que estão a felicidade que desejamos e a paz de que precisamos.

Somos criaturas de um Deus que nos ama, perdoa-nos, acolhemos e nos quer junto dele. Por que viver buscando bens transitórios e deixando para trás os que duram para sempre? Certamente, podemos pensar melhor, para fazermos também a melhor escolha.

3° Domingo do Advento 2023Sugestões litúrgicas para a Missa do 3° Domingo do Advento 2023 do Ano B

— O 3° domingo do Advento, chamado “Gaudete” (= Alegrai-vos), é dominado pela alegria da aproximação do Natal. Podem-se usar paramentos cor de rosa.

— A 3ª vela da coroa do Advento seja acesa com certa solenidade, com uma breve catequese.

— Rezar a oração, alternativa: “Ó Deus, Pai dos humildes e dos pobres, que chamais todos os homens a partilhar a paz e a alegria de vosso reino, mostrai-nos vossa benevolência e dai-nos um coração puro e generoso,para prepararmos o caminho para o Salvador que vem. Ele é Deus e vive e reina convosco, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

— Um cântico apropriado: o cânon a 2 vozes “Alegrai-vos sempre no Senhor, alegrai-vos no Senhor”.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Alegrai-vos
Aclamação: Aleluia! Vem mostrar-nos
Oferendas: A nossa oferta
Comunhão: Ouço uma voz

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 3° Domingo do Advento 2023 do Ano B

Músicas para a Missa do 3° Domingo do Advento 2023 Ano B:

Folhetos do 3° Domingo do Advento 2023 – 17/12/2023 para imprimir:

Liturgia de 2024: (Datas e citações do dia)

Campanha da Fraternidade 2024

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós