3º dia da Novena de Natal 2023 do Santuário de Aparecida

PELA TV APARECIDA
Novena de Natal 2023
Dias 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20, 21 e 22/12/2023

Horário da Novena de Natal na TV Aparecida

Das 19h00 às 19h30 – Basílica Histórica – Transmissão ao vivo

3º dia da Novena de Natal 2023

A pobreza nos faz ricos, a humildade nos faz livres

(Santo Antônio de Pádua)

3º dia da Novena de Natal 2023

Fernando Antônio de Bulhões nasceu em Lisboa, Portugal. Foi primeiro agostiniano, depois ingressou na Ordem dos Franciscanos, tornando-se Frei Antônio. Foi grande pregador e muito preocupado com a sociedade; suas pregações eram fortes contra as injustiças e a exploração humana. Morreu em Pádua, Itália, em 1231. Sua imagem o mostra com o Menino Jesus, no colo, sentado sobre o livro, simbolizando que anunciava o Verbo encarnado e sua profunda intimidade com Ele, na oração e na Eucaristia. Santo Antônio tinha grande veneração e devoção por Maria, Mãe de Cristo. Assim seu modo de ser nos ensina que, ao nos aproximarmos do presépio, aprendemos a amar um pouco mais Jesus e Nossa Senhora.
01 – REUNIDOS NO SENHOR
Antífona: De tal modo Deus me amou, de tal modo Deus me ama, de tal modo eu também quero amar! Em Cristo, quero ser livre e fiel! Amém!
— Bendito seja o Senhor, Deus da vida, que estende sobre nós seu olhar compassivo e terno, afagando-nos com seu amor sem-fim. Com fervor, iniciemos nosso encontro de Natal, nascimento, vida nova.
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
— A noite nos traz o cintilar das estrelas, que refletem a imensidão da bondade divina e nos fazem compreender quão bela é a pobreza, que nos faz ricos, e a humildade, que nos torna livres.
— Em Cristo, nós estamos reunidos, na certeza de que Ele está presente e se assenta perto de nós para nos escutar e nos amar. Amém.
(Cantado) Entoai ação de graças e cantai um canto novo! Aclamai ao Deus- Senhor; aclamai-o com fé e amor!
02 – AO SENHOR LOUVOR E GRATIDÃO
— Vamos pressurosos a Belém ao encontro daquele que vem para nos salvar, pois os Anjos lá no céu já entoaram cânticos dizendo que Ele desceu para nosso bem.
— Bendito seja o tempo de agora, que nos permite contemplar a face de Cristo Menino, no presépio de Belém.
— Vamos depressa ao presépio, ao encontro do Menino Deus, que está em uma manjedoura, naquele lugar de alimentar os animais. Levemos nossa pobreza, que nos torna ricos em seu amor sem-fim.
— Bendito seja quem se levanta sem medo e se põe a caminhar, mesmo que haja tropeços, pois poderá com o amor contar.
— Vamos nesta noite contemplar o céu, as estrelas, os astros e planetas, noite da verdadeira liberdade tão carregada de humildade, de paz e de esperança, pois o Menino é nossa alegria e nossa paz.
— Bendito seja o Senhor, que nos encaminha em seu amor. Amém!

Novena de Natal de Aparecida 2023:

Cartaz da Novena de Natal 2023 de Aparecida:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

3º dia da Novena de Natal 2023
03 – OUVIR O SENHOR
— Feliz quem abre os ouvidos e o coração para escutar o Senhor, pois sua verdade ressoa em toda a terra e se espalha entre os astros e planetas. Só não pode ficar sem ressoar no coração humano, pois é aí em primeiro lugar que o Senhor quer falar e morar.
— Como o sal, que dá sabor e purifica, vamos acolher e bendizer a Palavra, que vem para nos libertar e salvar. Amém.
(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação)
— Anúncio da Palavra
— Apostolado cristão — Mt 5,13-16
Disse Jesus:
13 “Vós sois o sal da terra. Mas, se o sal perder o sabor, com que se salgará? Não serve mais para nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelas pessoas.
14Vós sois a luz do mundo. Uma cidade construída no alto do monte não pode ficar escondida.
15E também não se acende uma luz para pô-la debaixo de um móvel. Pelo contrário, é posta no candeeiro, de modo que brilhe para todos os que estão na casa.
16Assim deve brilhar vossa luz diante dos outros, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai, que está nos céus”.
(Após a meditação feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio; canta-se um refrão meditativo)
04 – CONTEMPLANDO A PALAVRA
— Não há revolução maior capaz de transformar e fazer a paz acontecer do que a revolução do amor e da ternura, da misericórdia e solidariedade. Deus nos tocou sem armas, sem alarde, sem poderio.
— Sem exércitos, mesmo os celestiais, o Senhor nos tocou com sua ternura divina, força transformadora e libertadora.
— Os homens fazem a guerra e ainda são capazes de celebrar o Natal. Que contradição! Com armas nas mãos, nada se constrói; quem usa as armas, sem medo ou restrição, não pode ter bondade no coração.
— Sacudi nosso coração, ó Senhor, mudai seu jeito mesquinho e egoísta, para que seja bom, carregado de vida e de paz. Amém!
(A Comunidade poderá fazer suas Preces, observando a realidade que a cerca. Feitas as Preces, reza-se a Oração de Jesus: Pai nosso…)
05 – ELE ESTÁ CHEGANDO (LADAINHA DO ADVENTO)
— Ó Senhor! Aleluia! Vem, Messias! Maranatha!
— Ó Justiça! Aleluia! Mora entre nós! Maranatha!
— Misericórdia! Aleluia! Vive entre nós! Maranatha!
— Nossa força! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!
— Liberdade! Aleluia! Salva teu povo! Maranatha!
— Nossa cura! Aleluia! Tira a dor! Maranatha!
— Ó conforto! Aleluia! Dá esperança! Maranatha!
— Nossa alegria! Aleluia! Preenche-nos! Maranatha!
06 – VÃO E ANUNCIEM! (BÊNÇÃO E ENVIO)
— Senhor Deus, obrigado por esse encontro com vosso Filho Jesus. Da simplicidade do presépio, aprendemos que a humildade nos faz verdadeiramente livres e felizes.
— Ajudai-nos a viver nos mesmos sentimentos de vosso Filho Jesus Cristo.
— Por vossa bondade, Senhor, derramai sobre todos nós vossa paz e vossa bênção:
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
— Que a suavidade de cada manhã tome você pela mão e o conduza até o entardecer. O Senhor amenize sua dor ou incerteza. E, confiante no Deus, que não o abandona, você chegará ao fim do dia cheio de confiança e na paz.
— Vão, e que o Senhor os acompanhe.
— Demos graças a Deus. Amém.
PARA MEDITAR SOBRE O TEMA DA NOVENA DE HOJE…
— Muitos católicos se encontram desorientados diante da mudança cultural. Compete à Igreja denunciar claramente “estes modelos antropológicos incompatíveis com a natureza e a dignidade do homem”. É necessário apresentar a pessoa humana como o centro de toda a vida social e cultural, resultando nela: a dignidade de ser imagem e semelhança de Deus e a vocação de ser filha no Filho, chamada a compartilhar sua vida por toda a eternidade. A fé cristã nos mostra Jesus Cristo como a verdade última do ser humano, como o modelo no qual o ser humano se realiza em todo o seu esplendor ontológico e existencial (Doc. Ap., n. 480).

 

Redentoristas / A12 / Portal Kairós