Reflexão e sugestão para a Missa do 2° Domingo do Advento 2023 do Ano B

Para o Domingo: 10/12/2023

Missa do 2° Domingo do Advento 2023 do Ano B

Is 40,1-5.9-11; Sl 84; 2Pd 3,8-14; Mc 1,1-8

2° Domingo do Advento 2023

Neste 2° Domingo do Advento, há um veemente chamado para o encontro da pessoa com Deus, o chamado à conversão. Era o anúncio firme e decidido de João Batista. Acolhendo o pedido divino, pôs-se imediatamente a anunciar um batismo de conversão e do perdão dos pecados. O Deus de Jesus não deixa de nos dar, por amor, novas oportunidades, novas chances de reconstrução da vida. Assim é possível surgir um mundo novo de liberdade, de paz, de diálogo. Mas se não aceitarmos os valores que a Palavra nos propõe, os valores do Reino, e continuarmos na mediocridade, então não podemos esperar nada de novo. Deus age se houver abertura de coração, de acolhimento de sua verdade. Em Deus só há possibilidade de união, de comunhão. Haverá mudanças se houver abertura para acolher os valores de Deus.

A Palavra nos recorda a necessidade de nos DESVESTIR para nos REVESTIR com o novo divino. O profeta garante a fidelidade divina ao povo e sua presença amorosa junto dele. Deus está ali, conduzindo seu povo, partilhando com Ele. Mas isso se realizará se o povo também abraçar, revestir-se do novo divino, como já lembramos, pois se não nos desvestirmos do comodismo, da ganância, da autossuficiência, do egoísmo, é impossível a mudança. Deus age se nos abrirmos aos valores divinos.

Se escolhemos permanecer no mesmo lugar, com má vontade de mudança, então não haverá a conversão que o Evangelho vem insistir conosco.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

João Batista chama seus contemporâneos para mudar o jeito de viver e abraçar a esperança na chegada do Messias. Claro que seu chamado é para o tempo de agora, é para nós. João deixa claro que o Messias irá nos oferecer o Espírito de Deus, que gera a vida, que dinamiza o amor e a liberdade. Mas para que isso se realize é preciso percorrer o caminho de conversão, a metanoia, a mudança de vida e de mentalidade.

O povo que escutava João Batista, certamente, não era diferente de nós. Eram outros tempos, outra história, mas a realidade interior se não é igual é muito parecida, semelhante. Então perguntamos: Será possível mudar? Sim, será; mas enquanto estiver faltando a coragem interior e um coração convencido da verdade do Messias, tudo será mais difícil. A graça divina da conversão não nos abandonou, mas falta nossa parte. Enquanto ela não passar a existir, continuaremos sabendo que precisamos mudar, falamos até sobre isso, mas continuamos no mesmo campo… não mudamos o jogo. Não coloquemos a culpa em Deus! Deus é paciente e espera nossa mudança, nossa conversão.

2° Domingo do Advento 2023Sugestões litúrgicas para a Missa do 2° Domingo do Advento 2023 do Ano B

— Valorizar na missa principalmente o Ato Penitencial, que exprime nossa conversão.

— Rezar a oração, alternativa: “Ó Deus, Pai de toda consolação, que aos homens peregrinos no tempo prometestes novos céus e nova terra, falai hoje ao coração de vosso povo, para que em pureza de fé e santidade de vida possa caminhar para o dia em que manifestareis plenamente a glória de vosso nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

— Acender com uma solenidade especial a segunda vela da coroa do Advento.

— Um canto apropriado: “Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação”.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura:  Senhor, vem salvar
Aclamação: Aleluia! Vem mostrar-nos
Oferendas: A Nossa oferta
Comunhão: Convertei-nos, Senhor

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 2° Domingo do Advento 2023 do Ano B

Músicas para a Missa do 2° Domingo do Advento 2023 Ano B:

Folhetos do 2° Domingo do Advento 2023 – 10/12/2023 para imprimir:

Liturgia de 2024: (Datas e citações do dia)

Campanha da Fraternidade 2024

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós