Reflexão e sugestão para a Missa do 30° Domingo do Tempo Comum 2021 do Ano B
Para o dia: 24/10/2021 – Outubro
Missa do 30° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B
Jr 31,7-9; SI 125; Hb 5,1-6; Mc 10,46-52
Dia das Missões 2021 e da Infância Missionária
As leituras de hoje querem reforçar em nós a esperança. Na caminhada da vida, não podemos perder a esperança, nem desanimar diante das dificuldades e dos desafios. Deus atende o grito dos pobres. Não podemos parar de gritar, mesmo se as lágrimas do desânimo e do desespero estiverem caindo. É isso que nos diz, na primeira leitura, o profeta Jeremias. Nossos gritos de angústia se transformam em gritos de alegria, porque Deus acolhe nossas dores e nos promete a salvação.
A presença de Deus, segundo Jeremias, manifesta-se na acolhida aos excluídos e marginalizados, como os cegos e aleijados, nas pessoas que são portadores de esperança, como a mulher grávida. Os pobres não perdem a esperança e, teimosamente, continuam a esperar um gesto salvador da parte de Deus. Essa mensagem é rezada no Salmo de meditação, que canta a alegria e a esperança do povo, que, ao retornar do exílio, no caminho de volta, supera todas as dificuldades e vence grandes desafios. Na procissão do retorno, o povo canta a fidelidade de Deus e a grandeza de seu nome.
Toda essa mistura de sentimentos de abandono e dor, de esperança e alegria está presente no episódio narrado pelo evangelho de hoje. É o último milagre de Jesus no evangelho de Marcos. Bartimeu é o símbolo da exclusão. Ele é um mendigo cego, vivendo fora do caminho. Naquela época, qualquer pessoa com algum defeito físico era excluída pela religião oficial. Mas Bartimeu não se entrega. Quando escuta que Jesus está passando, ele grita forte, pedindo atenção e salvação. As pessoas que seguem Jesus cometem um grave pecado: tentam abafar o grito do pobre que suplica. Mas Bartimeu grita mais forte, e seu grito chega até Jesus, que o chama.
As pessoas então mudam de opinião e o incentivam a entrar no caminho e chegar até Cristo. Ao responder ao chamado, Bartimeu “deixa de lado seu manto”. Jesus pergunta: “O que você quer que eu faça por você?” Não basta gritar; tem de saber por que grita! Diante de Jesus, Bartimeu pede para ver de novo. Ele se torna o exemplo do verdadeiro discípulo, porque rompe com suas seguranças, pede para recuperar a visão. Uma vez atendido, Bartimeu entra no seguimento de Jesus, em direção a Jerusalém. Jesus não disse: “eu te curei”. Mas disse: “a tua fé te curou!”
Sugestões litúrgicas para a Missa do 30° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B
– Antes da procissão de entrada: pode-se ler a mensagem do Papa para este dia. Assim, encerrando-se o Mês das Missões , reafirma-se o envio da Comunidade cristã como missionária no mundo.
– Ofertório: podem-se destacar as várias equipes de pastoral na comunidade, salientando que esse trabalho é nosso grande oferecimento.
– Após a comunhão: rezar a oração para o dia das missões e cantar um cântico que fale de missão.
-Antes da bênção final: lembrando a devoção popular a São Judas, como protetor em causas difíceis, pode-se rezar a oração própria do Santo, destacando a figura do cego Bartimeu, indicando que a fé salva.
Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós