Reflexão e sugestão para a Missa do 33° Domingo do Tempo Comum 2021 do Ano B

Para o dia: 14/11/2021 – Novembro

Missa do 33° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

Dn 12,1-3; SI 15; Hb 10,11-14.18; Mc 13,24-32

33° Domingo do Tempo Comum 2021

Viena, Áustria – 9 de janeiro de 2012: Detalhe de uma representação pintada da ressurreição de Jesus Cristo, parte do afresco do século XVIII no interior da cúpula principal da Karlskirche (Igreja de São Carlos) em Viena. O afresco foi pintado por Johann Michael Rottmayr e Gaetano Fanti.

Estamos acabando mais um Ano Litúrgico B. As leituras de hoje apontam para um futuro de esperanças, em que as forças do mal serão definitivamente derrotadas e a Luz de Deus triunfará. Na primeira leitura, tirada do livro apocalíptico de Daniel, a força de Deus, simbolizada no arcanjo Miguel, protegerá o povo das angústias e das dificuldades. O povo será salvo, e os justos, os que souberam perseverar na vivência dos mandamentos, serão como estrelas brilhantes no firmamento do céu. O Salmo de meditação rejeita os reinos dos senhores da terra e agradece a Deus, que aponta o caminho da vida. Também Jesus, no Evangelho de hoje, segue essa mesma reflexão. Ele diz que, depois de um período de muita violência, triunfará o Filho do Homem, vindo sobre as nuvens do céu, de junto de Deus.

Como entender tanta violência? Até quando essas coisas deverão acontecer? Jesus manda observar a figueira. O que ele nos pede é atenção aos acontecimentos da história humana. Precisamos saber discernir os sinais dos tempos. Nossa missão é testemunhar nossa fé, sem desanimar diante das crises, que buscam roubar nossa esperança. Temos de descobrir, para além dos fatos graves e violentos, o verdadeiro
rosto de Deus, que se manifesta no próprio Jesus Ressuscitado. Jesus é o símbolo de todos os momentos da vida humana. Ele também sofreu muito. A violência caiu pesadamente sobre ele. Mas ele venceu a violência e a morte, ressuscitando pelo poder de Deus. Essa é nossa esperança. Como lembra a carta aos Hebreus, Jesus mesmo se ofereceu em sacrifício e, agora, por sua doação e coragem, está assentado à direita de Deus. Sua vitória é total. A Aliança chegou a sua plenitude.

Em 2016, o papa Francisco, fechando o Ano da Misericórdia, instituiu no 33º Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial do Pobre. Neste domingo, nossas comunidades devem refletir sobre a pobreza de Cristo. Para o Papa, “a pobreza está no cerne do Evangelho, e devemos tomar consciência de que não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro jazer à porta de nossas casas”. Lembrar os pobres, os migrantes, os enfermos, ensina o Papa, é a melhor maneira de nos prepararmos para a Festa de Cristo Rei 2021.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 33° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

– Antes da procissão de entrada: motivar a celebração com elementos que apontem para a qualidade de vida, principalmente, para um ambiente de fraternidade na comunidade.

– Preces dá comunidade: fazer uma “prece” por todos os que jogam fora sua vida e por todos que são impedidos de ter acesso a uma vida digna.

– Ação de graças: cantar algum cântico que fale de nossa vida com Deus, em um clima de festa no céu, preparada na terra.

– Antes da bênção final: convocar a Comunidade para pensar um gesto concreto que envolva todos em um Natal solidário.

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós