Reflexão e sugestão para a Missa do 6º Domingo do Tempo Comum 2025 do Ano C
Para o Domingo: 16/02/2025
Missa do 6º Domingo do Tempo Comum 2025 – Ano C
Jr 17,5-8; Sl 1; 1Cor 15,12.16-20; Lc 6,17.20-26

Fragmento de pintura mural restaurada recentemente de cena bíblica com pregação de Jesus Cristo no Mosteiro de Tolga, Yaroslavl, Rússia.
O evangelista Lucas vem nos falar sobre o “discurso da planície”, que é o anúncio de Cristo de seu programa libertador em favor dos pobres, dos menos favorecidos, dos desprezados. Jesus diz para a multidão, para os discípulos e para nós que chegou a hora da vida, da graça, da misericórdia. As Bem-aventuranças se dirigem a todos os esquecidos e desprezados, que testemunham a verdade do Reino. Sim, o Evangelho tem autoridade e nos “impõe” a verdade de Cristo.
Depois de descer do monte, Jesus dirige à multidão e aos discípulos sua Palavra, que orienta à pertença ou à recusa do Reino. Por isso, as quatro Bem-aventuranças, anúncio de felicidade, de alegria, como também as quatro maldições ou ameaças, que são por ele apresentadas.
Os mais desprotegidos são os pobres, os que têm fome, os que choram, os que são perseguidos. Mas estes são os destinatários do anúncio do Reino que Jesus faz. Estão privados de muitos direitos, inclusive do direito ao bem comum, o direito de pátria, de cidadania. Estão sujeitos à arbitrariedade dos poderosos e dos maus dirigentes da pátria. Estão privados, por isso choram, passam fome, são perseguidos.
Diretório da Liturgia 2025:
Tenha uma infinidade de materiais católicos
Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)
Ajude o Portal Kairós do seu jeito
O que você acha de estar na terra de um fazendeiro que bateu recorde de colheita de grãos, com crianças passando fome em suas terras? Isso também se aplica em outras áreas e também em você! Isso é fato! Então ele tem razão, e os pobres não? Cristo está perdendo tempo em proclamar as Bem-aventuranças, enquanto outros procuram justificar suas riquezas? Nenhuma riqueza se justifica por si só! Toda fortuna injusta irá sucumbir: “Ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação”; “ai de vós que agora tendes fartura….”. O Evangelho nos interroga, e quem se deixa interrogar por ele encontra o caminho da vida e da paz.
Sugestões litúrgicas para a Missa do 6º Domingo do Tempo Comum 2025 do Ano C
— Fazer a entrada da Palavra de Deus de modo sublime, ressaltando que ela é fonte de vida e de salvação. Durante sua entrada, pode-se entoar um cântico que fale das bem-aventuranças, ou mesmo que seja gravado para esse caso. Lembrando que é sempre melhor cantar a liturgia, e não cantar na liturgia.
— O evangelho poderia ser proclamado por uma criança, um jovem, um pai e mãe de família, uma pessoa adulta e pelo próprio celebrante. (Conversar com o padre antes, para ver se ele aceita e permite proclamar assim o evangelho.)
Folhetos da Missa do 6º Domingo do Tempo Comum 2025 – 16/02/2025 para imprimir:
Calendário litúrgico 2025 simplificado em alta qualidade pra imprimir e editar:
Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós