Reflexão e sugestão para a Quarta-feira de Cinzas 2024 do Ano B

Para: 14/02/2023

Quarta-feira de Cinzas 2024

Jl 2,12-18; Sl 50; 2Cor 5,20-6,2; Mt 6,1-6.16-18

Quarta-feira de Cinzas 2024

Deixai-vos reconciliar com Deus

O tempo litúrgico da Quaresma 2024 se inicia hoje com um apelo direto à conversão. Os exercícios quaresmais, de modo especial o Jejum, a oração e a esmola (caridade), não podem ser um modo de barganha com Deus: eu faço uma obra de caridade, e Deus me dá o perdão. Não! Toda a dinâmica quaresmal ganha autenticidade ao nos conduzir para o Deus Misericordioso, que está pronto a nos dar o perdão imerecido por nós. Nossa conversão será verdadeira se chegarmos a sentir como Deus é bom, como é eterna sua misericórdia. O sedento, ao chegar à água, delicia-se. Assim nós, ao chegarmos à fonte da misericórdia, sairemos saciados e prontos a empreender um novo caminho, pois eterna é sua misericórdia.

O rito pelo rito não salvará ninguém, alerta o profeta Joel. É preciso “rasgar” o coração para que a graça divina trabalhe em nós e nos restaure. Precisamos optar por ser restaurados pela misericórdia e por viver segundo essa mesma misericórdia. “Deixai-vos reconciliar
com Deus”, eis o convite do Apóstolo Paulo. Em Cristo, do qual todos nós somos testemunhas vivas, provamos o amor maior que conheceu até o mais profundo da miséria de todos e cada um dos pecadores para assim nos resgatar. Essa vida nova, redimida, livre de todas as amarras, é puro dom de Deus. Do que precisamos? “Deixai-vos reconciliar com Deus.” Um convite direto que, como uma flecha, atinge o profundo de nossa alma e nos impele a exercermos nossa liberdade para o bem.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Sinceridade… Um caminho para a verdade.

Vivemos em um tempo em que a falta de sinceridade chega a tal grau que se torna difícil cultivar a confiança em nossas relações. É forte a tentação de se construir a vida no fingimento, na aparência. Jesus mostra que com Deus esse jogo não funciona. O motivo é óbvio: o ser humano não engana a Deus, mas a si próprio.

No Evangelho, Cristo nos ajuda a olhar nossa vida hoje, cheia de oportunidades, mas que padece de inconsistência, de foco, de objetivos que de fato valham a pena dedicar a vida. A sinceridade para com Deus nos fará perceber que a satisfação não está no parecer bom diante dos outros, mas perceber que Deus se faz presente no centro de nossos discernimentos e nossas decisões. Fazer boas obras para que somente Deus veja significa chegar à meta maior do Reino de Deus: fazer a vontade do Pai e realizar sua obra.

Eis o tempo de conversão! Que este caminho quaresmal, auxiliado pela Campanha da Fraternidade, seja muito fecundo,a fim de chegarmos à Pascoa com o coração mais aberto, mais sincero, mais humilde, mais reconhecedor de que Deus é bom e eterna é sua misericórdia.

Sugestões litúrgicas para a Quarta-feira de Cinzas 2024 do Ano B

Quarta-feira de Cinzas 202401 – Entrada: no lugar da Cruz processional, introduzir uma Cruz diferente, com um pano roxo pendente, a ser colocada em local adequado no presbitério. Introduzir também o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2024.

02 – Oração Coleta: pedir que alguém entre com um cartaz com a palavra Oração escrita. Nele também pode haver um desenho de mãos postas. À frente dele, colocar uma pessoa segurando um cestinho com as intenções da assembleia.

03 – Palavra de Deus: cantar um mantra sobre a palavra de Deus antes do início das leituras.

04 – Antes das cinzas: durante a motivação para o recebimento das Cinzas, introduzir um cartaz com a palavra Jejum escrita, reforçando que o sentido das cinzas está em sintonia com a proposta de se buscar o essencial, contida no Jejum.

05 – Ofertório: precedendo a oferta do povo, introduzir um cartaz com as palavras Esmola/Caridade escritas.

06 – Envio/Caridade posta em prática: antes da bênção final, rezar a oração da Campanha da Fraternidade. Convidar os fiéis a colaborarem, além da oferta ordinária, com produto específico a cada celebração, durante o momento das oferendas. O objetivo é montar cestas de páscoa para famílias carentes. Para o próximo domingo, levar produtos de higiene pessoal.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Senhor, eis aqui
Aclamação: Louvor a Vós
Cinzas: Agora o Tempo
Oferendas: Pecador, Agora é Tempo
Comunhão: Recebe este Canto

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – Quarta-feira de Cinzas 2023 – Ano B

Músicas para a Quarta-feira de Cinzas 2024 do Ano B:

Folhetos da Quarta-feira de Cinzas 2024 do Ano B – 14/02/2024 para imprimir:

Liturgia de 2024: (Datas e citações do dia)

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós