Liturgia para a Quarta-feira de Cinzas 2024 do Ano B

Para: 14/02/2023

Liturgia para a Quarta-feira de Cinzas 2024

Liturgia para a Quarta-feira de Cinzas 2024

Textos conforme a 3ª edição típica do Missal Romano

Roxo – Dia de Jejum e Abstinência
(Prefácio da Quaresma III ou IV)

(Início da Campanha da Fraternidade 2024)

4ª Semana do Saltério

Sugestão para a Celebração

1. A bênção e imposição das cinzas podem também ser feitas fora da Missa. Nesse caso, é permitida uma Celebração da Palavra, na qual se usam o canto da entrada, a Coleta, as leituras com seus cantos, como na Missa. Seguem-se a homilia e a bênção e imposição das cinzas. O rito termina com a oração dos fiéis, a bênção e a despedida dos fiéis.

RITOS INICIAIS

Antífona da entrada – cf.sb 11,23.24.26

Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e não rejeitais nada que criastes; fechais os olhos aos seus pecados por causa da penitência e os perdoais, porque sois o Senhor nosso Deus.

(Canto de Abertura)

SAUDAÇÃO

CP. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.
CP. A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

INTRODUÇÃO AO MISTÉRIO CELEBRADO

L. (ou CP.): Irmãs e irmãos, com este dia de jejum, oração e penitência, iniciamos a santa Quaresma — um caminho de abertura ao Espírito de Deus, que nos converte, e de transformação humano-espiritual. Pela Campanha da Fraternidade 2024, este ano com o tema: “Fraternidade e Amizade social” e com o lema: “Vós todos sois irmãos e irmãs”, a Igreja nos convida a transformar a sociedade pelo nosso testemunho autêntico de seguidores de Cristo. Celebremos este dia com piedade e recolhimento.

COLETA

CP. Senhor, concedei-nos iniciar com o santo jejum este tempo de conversão para que, auxiliados pela penitência, sejamos fortalecidos no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

LITURGIA DA PALAVRA

L. Irmãs e irmãos, deixemo-nos envolver pela Palavra de Deus, que nos chama à adesão ao seu amor.

PRIMEIRA LEITURA – Jl 2,12-18

Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes.

Leitura da Profecia de Joel.

12 “Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos;
13 rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”.
14 Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?
15 Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia;
16 congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito.
17 Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?”
18 Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Sl 50 (51),3-4.5-6a.12-13.14 e 17 (R.3a)

R. Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

1.Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! / Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Lavai-me todo inteiro do pecado, / e apagai completamente aminha culpa! R.
2. EU reconheço toda a minha iniquidade, / o meu pecado está sempre à minha frente.
Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, / pratiquei o que é mau aos vossos olhos! R.
3. Criai em mim um coração que seja puro, / dai-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, / nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! R.
4. Dai-me de novo a alegria de ser salvo / e confirmai-me com espírito generoso!
Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, / e minha boca anunciará vosso louvor! R

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Músicas para a Quarta-feira de Cinzas 2024 do Ano B

Liturgia para a Quarta-feira de Cinzas 2024SEGUNDA LEITURA – 2Cor 5,20-6,2

Reconciliai-vos com Deus. É agora o momento favorável.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos,
20 somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus.
21 Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus.
6.1 Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus,
2 pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri”.
É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. Palavra do Senhor.
Aclamação ao Evangelho – Sl 94 (95),8ab
R. Jesus Cristo, sois bendito, sois o Ungido de Deus Pai!
V. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! R.

EVANGELHO – Mt 6,1-6.16-18

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

1 “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2 Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
3 Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita,
4 de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5 Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
6 Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16 Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa.
17 Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto,
18 para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. Palavra da Salvação.

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS

O Evangelho de hoje, trecho do Sermão da Montanha (Mt 5-7), estrutura a piedade judaica em três pilares, os quais nós cristãos levamos a sério, como exercícios quaresmais, nos preparando para a Páscoa e tomando-os como base espiritual para toda nossa vida, na expectativa da nova vinda gloriosa de Nosso Senhor: esmola (v. 1-4), oração (v. 5-6) e jejum (v. 16-18). 0 ensinamento inicial dá o tom de toda a passagem: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus” (v.1).

A palavra “recompensa”, que segue como critério de “prêmio” nos versículos restantes, corresponde, no texto original grego, a “remuneração, salário justo, ou mérito (merecimento)”. Assim, nesta Quaresma (ou em outro momento de nossa vida) ao praticar estes atos de piedade, lembremo-nos da exortação de Joel, na Primeira Leitura: “Rasgai o coração e não as vestes”. Que nossas ações de ajuda, acolhimento e oração sejam genuínas e agradem a Deus, para recebermos sua santa recompensa (“merecimento”), ao invés de buscarmos a aprovação humana. Lembremos que Jesus condena a hipocrisia e ostentação, e aqueles que buscam apenas reconhecimento humano se contentam com recompensas transitórias e ilusórias.

Bênção e imposição das cinzas (MR, p.i63)

(1ª opção da Oração)

CP. Caros irmãos e irmãs, supliquemos a Deus Pai que se digne abençoar com a riqueza da sua graça estas cinzas que vamos colocar sobre as nossas cabeças em sinal de penitência, (silêncio)
CP. Ó Deus, que vos deixais comover pelos que se humilham e vos reconciliais com os que reparam suas faltas, inclinai com bondade o vosso ouvido às nossas súplicas. Derramai propício a graça da vossa bênção sobre os fiéis que vão receber estas cinzas, para que, prosseguindo na observância da Quaresma, mereçam chegar de coração purificado à celebração do mistério pascal do vosso Filho. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.
T. Amém.

Em silêncio asperge as cinzas com água benta. Os fiéis se aproximam e permanecem de pé. O sacerdote impõe-lhes as cinzas, dizendo a cada um: Convertei-vos e crede no Evangelho – Cf. Mc1,15

Ou:

Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar – Cf. Gn 3,19
Enquanto isto, canta-se. Terminada a imposição das cinzas, o sacerdote lava as mãos; o rito é encerrado com a oração dos fiéis. A Missa prossegue como de costume.
Não se diz o Creio

Preces da Comunidade

CP. Irmãs e irmãos, iniciando esta caminhada quaresmal 2024 rumo à Páscoa, invoquemos ao Senhor das misericórdias para que derrame sua graça sobre nós:
(Resposta cantada ou rezada)

R. Ouvi, Senhor, o vosso povo!
1. Concedei à vossa Igreja, ó Deus, o dom de sempre se abrir à conversão e à renovação a que vosso Espírito impulsiona, nós vos pedimos.
2. Dai-nos a força de viver este tempo oportuno da Quaresma com um desejo autêntico de ser transformados em pessoas melhores, nós vos pedimos.
3. Ajudai-nos a promover esta Campanha da Fraternidade 2024 em prol de uma sociedade mais fraterna, mais acolhedora e que exale o bom perfume de Cristo, nossa paz, nós vos pedimos.
4. Guiai os passos dos catecúmenos, para que, nesta última etapa em preparação para os Sacramentos da Iniciação, possam assumir e responder ao chamado de Cristo a uma vida íntegra, nós vos pedimos.
(Outras intenções preparadas pela equipe)
CP. Rezemos juntos a oração da Campanha da Fraternidade 2024:

T. Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso Filho, Jesus Cristo, e os tornastes filhos e filhas, santificados no Espírito. Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, num caminho de verdadeira penitência e conversão. Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz, conforme a Boa-Nova do Evangelho. Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária, sem exclusão, indiferença, violência e guerras. E que Maria, vossa Serva e nossa Mãe, nos eduque, para fazermos vossa santa vontade. Amém!

Um versículo para cada dia do ano de 2024

LITURGIA EUCARÍSTICA

(Canto de Preparação das Oferendas)

SOBRE AS OFERENDAS

CP. Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
T. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.
CP. Ao oferecer-vos solenemente este sacrifício no início da Quaresma, nós vos suplicamos, Senhor, a graça de dominar nossos maus desejos pelas obras de penitência e caridade, para que, purificados de nossos pecados, possamos celebrar com fervor a paixão do vosso Filho. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.
T. Amém.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA II (MR, p. 536)

(Prefácio da Quaresma III – MR, p.461)

CP. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
CP. Corações ao alto.
T. O nosso coração está em Deus.
CP. Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T. É nosso dever e nossa salvação.

Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Vós quisestes que vos rendêssemos graças por meio da abstinência, para que, por ela, nós pecadores, moderemos nossos excessos, e, partilhando o alimento com os necessitados, sejamos imitadores da vossa bondade. Por isso, com a multidão dos Anjos, nós vos glorificamos com um hino de louvor, cantando (dizendo) a uma só voz:
T. Santo, Santo, Santo…

CP. Na verdade, ó Pai, vós sois Santo, fonte de toda santidade.
CC. Santificai, pois, estes dons, derramando sobre eles o vosso Espírito, a fim
de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
T. Enviai o vosso Espirito Santo!
CC. Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, no fim da Ceia, ele tomou o cálice em suas mãos e, dando graças novamente, o entregou a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
CP. Mistério da fé!
T. Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição.
Vinde, Senhor Jesus!
CC. Celebrando, pois, o memorial da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o Pão da vida e o Cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.
T. Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!
CC. Suplicantes, vos pedimos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.
T. O Espírito nos una num só corpo!

1C. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro; e aqui convocada no dia em que Cristo venceu a morte e nos fez participantes de sua vida imortal; que ela cresça na caridade, em comunhão com o Papa N., com o nosso Bispo N., os bispos do mundo inteiro, os presbíteros, os diáconos e todos os ministros do vosso povo.
T. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
2C. Lembrai-vos também, na vossa misericórdia, dos nossos irmãos e irmãs que adormeceram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida; acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.
T. Concedei-lhes, ó Senhor, a luz eterna!
3C. Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os Apóstolos, (São N.: Santo do dia ou padroeiro) e todos os Santos que neste mundo viveram na vossa amizade, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.
CP. Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
T. Amém.

RITO DA COMUNHÃO

CP. Guiados pelo Espírito Santo, que ora em nós e por nós, elevemos as mãos ao Pai e rezemos juntos a oração que o próprio Jesus nos ensinou:
T. Pai nosso…
CP. Livrai-nos de todos os males…
T. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.
CP. Senhor Jesus Cristo…
T. Amém.
CP. A paz do Senhor esteja sempre convosco.
T. O amor de Cristo nos uniu.
CP. Em Jesus, que nos tornou todos irmãos e irmãs, saudai-vos com um sinal de reconciliação e de paz.
T. (cantado) Cordeiro de Deus…

CP. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira O pecado do mundo.
T. Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

Antífona da comunhão – cf.si1,2-3

Quem medita dia e noite na lei do Senhor dará seu fruto no devido tempo.
(Canto de Comunhão)

DEPOIS DA COMUNHÃO

CP. Senhor, fazei que sejamos ajudados pelo sacramento que acabamos de receber, para que o nosso jejum vos seja agradável e nos sirva de remédio. Por Cristo, nosso Senhor.

RITOS FINAIS

BREVES AVISOS (caso necessário)

BÊNÇÃO FINAL (MR, p.166)

CP. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
CP. Ó Deus, derramai benigno o espírito de arrependimento sobre os vossos fiéis inclinados diante de vós, para que mereçam alcançar por vossa misericórdia os prêmios prometidos aos penitentes. Por Cristo, nosso Senhor.
T. Amém.
CP. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
T. Amém.
CP. Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus

HINO DA CF 2024

Liturgia de 2024: (Datas e citações do dia)

Textos da CNBB

 

CNBB / Portal Kairós