Reflexão e sugestão para a Quarta-feira de Cinzas 2022

Para: 02/03/2022

Quarta-feira de Cinzas 2022

Jl 2,12-18; Sl 50; 2Cor 5,20-6,2; Mt 6,1-6.16-18

Quarta-feira de Cinzas 2022

A celebração litúrgica da Quarta-feira de Cinzas 2022 abre o Tempo Litúrgico da Quaresma.

Quando a Cinza é imposta sobre a cabeça do penitente, o Ministro, traçando uma cruz sobre ela, diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). O convite é para a conversão e para que caminhemos com Jesus durante quarenta dias, fazendo com Ele a experiência do êxodo até a cruz, paixão, mas também, e principalmente, até a ressurreição.

Todo o processo de nossa vida de fé deve ser o da conversão, e certamente, na Quaresma, isso se intensifica ainda mais. Perceber a presença amorosa do Senhor, sua misericórdia é verdadeiramente a maior liberdade que experimentamos. As Cinzas nos lembram que a vida tem sentido em Deus, que as coisas são relativas e passageiras, que o definitivo está no absoluto e eterno: Deus!

Para que essa experiência exodal seja autêntica, a Igreja convidamos a adentrar o espírito quaresmal com o jejum, a caridade e a oração. Podemos fazer o jejum, abstermo-nos da carne, mas o que agrada muito mais ao Senhor é a caridade. Uma penitência acompanhada pela caridade é do gosto de Deus e traz verdadeira liberdade para a alma. Nossos relacionamentos podem ser melhores, mais autênticos, mais solidários, nossas palavras podem construir muito mais, do que dizer da vida dos outros ou traçar elogios sobre si mesmo. E se ainda houver a presunção, o orgulho, a vaidade? Certamente, haverá muito o que corrigir em nós mesmos. Se houver esforço, haverá progresso, pois o Senhor nos dá sua graça misericordiosa.

Quando buscarmos a Deus verdadeiramente, perceberemos o quanto o Senhor nos guia em sua misericórdia, reconciliando-nos com Ele, com os irmãos e com nós mesmos. A Palavra que estará a nosso alcance, será luz verdadeira a iluminar nosso caminho de cristãos. Reconciliar-se deve ser a palavra de ordem para nós nesta Quaresma de 2022.

Caminhando com a Mãe Igreja, vamos crescendo e compreendendo o amor infinito do Senhor, que nos guia e nos reergue em nossa dignidade filial. Por isso aprendamos a contemplar o Deus, que se dispôs a nos entregar sua própria vida, para nossa salvação e para que saibamos viver dignamente como cristãos. Dessa contemplação nascerá um pouco mais de amor e certamente brotará em nós a conversão. Tenhamos, pois, um coração aberto e deixemos Deus agir nele.

Sugestões Litúrgicas para a Quarta-feira de Cinzas 2022

– Neste dia, fazer a entrada solene dos vasos com as Cinzas que serão impostas na cabeça dos fiéis. À frente desses vasos, poderá vir uma faixa, em que estará escrito: “Convertei-vos e crede do Evangelho” ou o Tema e o Lema da Campanha da Fraternidade 2022.

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós